• Fonte Radar Litoral

Depois da tromba d´água, São Sebastião volta aos poucos à normalidade; 60 t de lama foram retiradas

Depois da tromba d´água que castigou boa parte da cidade, São Sebastião vai aos poucos voltando à normalidade. Grande parte das pessoas que estavam alojadas na Escola da Topolândia retornou às suas casas, as aulas na rede municipal retomam na segunda-feira (19) e seguem os trabalhos de limpeza e recuperação de ruas.

No início da tarde deste sábado (17), 72 pessoas que estavam alojadas na Escola Municipal da Topolândia retornaram às suas casas, após avaliação de técnicos do Instituto Geológico, Defesa Civil do Estado e Defesa Civil Municipal. A Prefeitura cedeu vans e caminhões para o transporte das pessoas e seus pertences.

Outras 22 pessoas que tiveram suas casas condenadas foram levadas para hotéis da cidade ou residências de parentes, até que seja viabilizado o aluguel social.

Em um vídeo postado nas redes sociais, o prefeito Felipe Augusto afirmou que foi finalizada a limpeza grossa na região central, com a retirada de 60 toneladas de lama somente no centro e Vila Amélia. “Mais de 600 pessoas e 70 máquinas e caminhões estão trabalhando para limpar e reorganizar a cidade. Cerca de 10 mil residências foram atingidas pela enchente ou mar de lama”.

O prefeito ressaltou que o Fundo Social de Solidariedade fez o acolhimento das pessoas e a arrecadação de alimentos, higiene pessoal e produtos de limpeza. “E continua recebendo doações e oferecendo o suporte necessário às famílias que mais precisam do poder público”.

Ocorrências

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, com as chuvas, 12 prédios públicos foram atingidos, entre eles, o Paço Municipal, Secretaria de Habitação, Defesa Civil, CIP da Topolândia, Centro de Saúde do Centro, USF Canto do Mar, Creche São Sebastião, Creche Adriana Vasques (Topolândia) e escolas municipais em diversos bairros.

Houve o desabamento de quatro casas, três na Rua Onofre Santos, na Topolândia, e uma na Rua Jaconias Caruso, no Itatinga. Foram registradas 114 ocorrências em 27 bairros e o índice pluviométrico em 72 horas foi de 435 mm.

Escolas

A Prefeitura de São Sebastião informa que as aulas na Rede Municipal de Ensino serão retomadas por completo na segunda-feira (19). De acordo com a Secretaria de Educação, desde o início das ocorrências uma força tarefa, com funcionários da própria secretaria, foi feita para garantir a limpeza e a organização de todas as unidades de ensino. As aulas foram suspensas na quinta e sexta-feira.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________