• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Abertura da Exposição Mulher 2018 foi uma das atrações do Dia Internacional da Mulher em Ilhabela

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi marcado por diversas atrações em Ilhabela. Em meio a vasta programação, a abertura do Salão de Artes – Exposição Mulher 2018, revelou a beleza das obras das autoras da cidade.

Exposição Mulher 2018

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi marcado por diversas atrações em Ilhabela. Em meio a vasta programação, a abertura do Salão de Artes – Exposição Mulher 2018, revelou a beleza das obras das autoras da cidade.

A exposição é mista e coletiva e apresenta mais de 40 peças voltadas ao tema mulher. São desenhos, pinturas em acrílico, pinturas a óleo, gravuras, esculturas e instalações, que podem ser adquiridas na sede da Fundaci (onde acontece a exposição até o dia 8 de abril).

A Exposição Mulher 2018 é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). Diversas autoridades locais prestigiaram nesta quinta (8) a abertura da exposição. “Quero começar o meu dia parabenizando essas guerreiras que tornam os nossos dias melhores. Hoje, assim como todos os outros dias, é mais uma data para lutarmos por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, em seu discurso.

“Feliz Dia das Mulheres para nós que batalhamos por mais respeito. Estamos mostrando no dia a dia que também podemos estar na política e a frente dos cargos públicos, além de todos os outros serviços que atuamos como mães, esposas e filhas”, falou a vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

O secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, Onofre Sampaio Junior, discursou para que as mulheres tenham mais voz na sociedade. “Que este dia especial, que deveria se estender por todos os dias, seja repleto de realizações para as mulheres. Não há nada mais emocionante do que poder gerar vidas e, a mulher, além de ser vida, tem esse poder. Espero que cada vez mais saibam respeitar o trabalho das mulheres. Agradeço ainda ao prefeito Márcio Tenório pelo apoio e pelo trabalho em conjunto”, concluiu.

A exposição estará aberta para visitações até o dia 8 de abril na sede da Fundaci, na Vila. Os horários para visitação são: de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira das 9h às 22h; sábado das 14h às 22h, e domingo, das 10h às 19h. A Entrada é franca.

Serviço:

Exposição: Mulher 2018

Horários: de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira das 9h às 22h; sábado das 14h às 22h, e domingo, das 10h às 19h.

Entrada franca.

Em cartaz até o dia 8 de abril

Local: Fundaci, rua Dr.º Carvalho, nº. 80, na Vila.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________