• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião inaugura nova Unidade de Saúde da Família e Polo de Capacitação na Costa

Espaço onde funcionava o Centro Comunitário do Jaraguá agora abriga uma moderna USF e o primeiro polo de capacitação do Fundo Social de Solidariedade.

A partir desta segunda-feira, 19, moradores do bairro Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, contam com duas novas estruturas para o atendimento à população. No espaço onde, por um tempo funcionou o Centro Comunitário do Bairro, foram entregues à população a nova Unidade de Saúde da Família (USF) e o primeiro Polo de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade que irá oferecer cursos para as áreas de moda, beleza e construção civil. A cerimônia oficial de inauguração foi realizada na manhã do último sábado, 17.

Outra boa notícia para a comunidade é que a USF, que até então, funcionaria de maneira provisória no local – até que o Governo do Estado entregasse uma nova unidade como contrapartida das obras do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, não sairá mais do espaço. “Quando o Estado nos entregar a nova unidade, faremos um estudo e readequaremos as equipes de USF nesta microrregião e certamente teremos condições de ampliar o atendimento à população”, reforçou o prefeito Felipe Augusto.

USF Jaraguá

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde juntamente com a Fundação Municipal de Saúde a nova Unidade de Saúde da Família (USF) contará com novos espaços distribuídos em Sala de Vacina, Procedimentos, Acolhimento, Observação, consultórios médico, de Enfermagem, Psicologia e Odontologia, além da Farmácia. Contará ainda com ampla recepção, banheiros para pacientes e funcionários, banheiro adaptado, expurgo, depósito de materiais, cozinha, sala de reuniões de equipe e coordenação da Unidade, num total de 19 novos espaços.

Atualmente, a USF do Jaraguá é responsável pelo atendimento de cerca de 1200 famílias, num total aproximado de 4.800 munícipes, atendendo ao mês em média. Deste total de atendimentos são: 540 consultas medicas, 160 Consultas de Enfermagem, 160 Consultas de psicólogo e 180 Consultas odontológicas. Além disso, atuam na unidade 19 profissionais sendo 2 médicos, 1 enfermeiro, 1 psicólogo, 3 auxiliares de Enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 recepcionista, 1 farmacêutico, 1 auxiliar de farmácia, 5 agentes comunitários de saúde, 1 servente, 1 dentista e 1 Atendente de Saúde Bucal.

Polo de Capacitação Fundo Social

No piso superior do mesmo espaço onde irá funcionar a USF, o Fundo Social de Solidariedade inaugurou o primeiro Polo de Capacitação para a comunidade. Neste local serão implantadas as escolas de Moda, Beleza, Construção Civil e a Padaria Artesanal.

Todas as salas foram equipadas e preparadas para atender, em média, 400 pessoas por mês, segundo estimativa do Fundo Social de Solidariedade. Além disso, será implantado no local um Bazar Permanente do Fundo Social de Solidariedade.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________