• Fonte Prefeitura de Paraty

Semana Santa em Paraty terá programação religiosa e cultural

A Semana Santa em Paraty é uma das festas religiosas mais emocionantes da cidade. Moradores da cidade têm participação efetiva para manter as tradições que remontam aos tempos do Brasil Colônia. Quem não conhece, vale a pena visitar a cidade nessa época.

Cartaz divulgação

A Semana Santa, de 18 de março a 1º de abril, é uma das festas religiosas mais emocionantes da cidade. “Paraty possui 23 festas religiosas ao longo do ano, mas as celebrações da Semana Santa sem dúvida é o ponto alto das comemorações. Os moradores ajudam a manter viva as representações religiosas, que já eram realizadas por nossos antepassados”, conta a secretária de Cultura, Cristina Maseda. Apenas durante a Semana Santa os seis Passos da Paixão são abertos para as celebrações. Trata-se de um conjunto de altares embutidos nas paredes de sobrados, casas e igrejas do Centro Histórico onde são guardadas peças sacras de mais de 300 anos. Nesses locais são representados os principais momentos da Paixão de Cristo. Esta tradição veio de Portugal ainda no Brasil Colônia, quando foram construídos passos em diversas cidades como Paraty, Tiradentes, Ouro Preto, Congonhas e São João Del Rey. Em Paraty os seis passos ficam localizados na rua do Comércio, rua Dona Geralda e na lateral da igreja de Santa Rita.

Confira os principais momentos da programação religiosa Quinta-feira (29/3) 19h30 - Santa Missa Solene da Última Ceia (Instituição da Eucaristia), com Lava Pés. Após a Comunhão, transladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística, até meia-noite. Após a benção do Santíssimo, Procissão do Fogaréu pelas ruas do Centro Histórico.

Sexta-feira (30/3) 15h - Adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz 19h30 - Cerimônia do Descendimento da Cruz na Igreja Matriz Logo depois - Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico Em seguida - Retorno para a Igreja Matriz, para a Cerimônia do Beija-Mão do Senhor

Sábado (31/3) 21h - Bênção do Fogo Novo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde com o toque da Cruz dá-se início à Proclamação da Páscoa Meia-noite - Saída da Procissão da Ressurreição, pelas ruas do Centro Histórico (Levar velas e sinos para a procissão)

Domingo (1º/4) 17h - Levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das bandeiras da casa dos festeiros às 16h30) 19h30 - Missa Solene de Páscoa na Igreja Matriz, com cerimônia de Coroação de Nossa Senhora (Neste dia serão entregues às comunidades a Bandeira do Divino para iniciarem suas peregrinações)

Programação cultural 7ª Mostra Maré Cheia de Cinema Local: Praia de Ponta Negra – Paraty Data: de 29/3 a 1º/4 A 8ª Mostra Maré Cheia de Cinema acontece de 29 de março a 1º de abril na Praia de Ponta Negra. Trata-se de exibições de cinema em um telão à beira mar. O tema desta edição será uma homenagem ao escritor João do Rio e a cidade do Rio de Janeiro. A cidade e suas gentes, que o escritor amou incondicionalmente e que imortalizou em sua literatura, principalmente no livro “A alma Encantadora das Ruas”. Neste ano a publicação completa 110 anos.

XII Encontro de Ceramistas de Paraty Local: Casa da Cultura Data: 29/3 a 1º/4 De 22 a 29 de março acontece o XII Encontro de Ceramistas na Casa da Cultura com exposições de ceramistas locais. Nesta mostra da cerâmica autoral de Paraty é aberto espaço para uma singela mostra individual do ceramista Carlos Esteban, uruguaio de nascimento, mas residente na cidade há 30 anos. Carlos vem desenvolvendo seu próprio trabalho artístico e o pedagógico, ensinando crianças em escolas locais.

Cartaz com a programação

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________