• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela anuncia ampliação do Centro de Referência Animal em encontro de Ativistas

Durante a reunião, alguns dos ativistas presentes ao evento, fizeram uso da tribuna como o sargento Alexandre acompanhado do mascote “Soldado Pitoquinho”, do instituto “Eu sou o bicho”; a médica veterinária Fabrízia Polimeno Bonesso; e o vereador de São José dos Campos Esdras Andrade de Araújo.

I Encontro de Ativistas da Causa Animal - Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela realizou na manhã desta sexta-feira (23), o 1º Encontro de Ativistas da Causa Animal no município, onde o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou a ampliação do Centro de Referência Animal. O evento foi prestigiado pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, e por diversas Ong’s, políticos e representantes da sociedade civil que buscam melhorias nas políticas públicas para os animais.

A presença do vice-governador foi apreciada pelo público, que expôs os principais anseios em relação aos animais. “É com grande satisfação que recebo o vice-governador do Estado, Márcio França, e futuro governador de São Paulo. A participação dele valoriza muito mais este Encontro Estadual dos Ativistas da Causa Animal”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

França já esteve no arquipélago na inauguração do Centro de Referência Animal. “Estive aqui na inauguração do CRA e fiz questão de estar novamente aqui hoje. É preciso vocação e sensibilidade para cuidar dos animais, é uma luta muito bonita e agradeço a todos que dispõem do seu tempo para a causa deles”, destacou.

Tenório falou também sobre a importância do evento para o arquipélago. “É muito gratificante, para Ilhabela, ser palco pela primeira vez de um encontro reconhecido em todo o Estado, tanto que conta com a presença de vários prefeitos do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale da Ribeira entre outras regiões. Sem dúvida que esse encontro promoverá o plano de trabalho realizado no nosso Centro de Referência Animal como modelo de implantação em várias cidades”, disse.

Durante a reunião, alguns dos ativistas presentes ao evento, fizeram uso da tribuna como o sargento Alexandre acompanhado do mascote “Soldado Pitoquinho”, do instituto “Eu sou o bicho”; a médica veterinária Fabrízia Polimeno Bonesso; e o vereador de São José dos Campos Esdras Andrade de Araújo.

O prefeito também entregou ao vice-governador um ofício no qual cobra o atendimento de antigas reivindicações da população de Ilhabela, entre elas melhorias do sistema de travessia, que em 2017 foi denunciado frequentemente por ele.

Após o encontro, o vice-governador e o prefeito seguiram em comitiva para o Centro de Referência Animal. “O nosso CRA presta relevante serviço público ao município oferecendo à comunidade, de forma gratuita e sem qualquer tipo de exclusão, uma série de ações a exemplo de consultas, exames e cirurgias para cães e gatos de pequeno, médio e grande porte”, finalizou.

Centro de Referência Animal

O Centro de Referência Animal de Ilhabela está localizado em uma área de cerca 600 metros quadrados, na Barra Velha. A unidade conta com canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, três consultórios, sala de pré e pós-operatório. “Recebi uma solicitação da vereadora Maria Salete Magalhães, sobre a compra de um terreno, próximo ao CRA para a ampliação da área, e vamos atendê-la”, disse Márcio Tenório.

Atualmente o CRA presta um inquestionável e relevante serviço público no município, oferecido à comunidade sem qualquer tipo de exclusão, aderindo ao conceito de que Saúde Animal é também Saúde Pública, promovendo a importância dos cuidados com os animais, a seriedade do controle populacional (cirurgia de castração), vacinação, verminoses, zoonoses e maus-tratos.

Representantes de muitas cidades têm visitado o espaço, referência para toda a região.

Entre as ações realizadas estão o atendimento clínico médico veterinário, cirurgia de castração, microchipagem, vermifugação, cirurgias ortopédicas e oncológicas, dispondo também dos exames de imagem como raio-x e ultrassonografia, e eletrocardiograma. Além disso, prossegue durante todo o ano com a vacinação antirrábica e ações da campanha de adoção em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Ilhabela “APAILHA”.

A unidade de saúde animal realiza também campanhas de “Doação de Sangue Animal” e o “Outubro Rosa Pet”.

Em 2017, foram realizados mais de 3.620 mil atendimentos, entre consultas agendadas, retornos e triagens. As castrações somam mais de 1.598 procedimentos – uma média de 145 cirurgias por mês.

Outros números do órgão também marcam a rapidez e qualidade nos atendimentos. A soma já supera 200 animais recolhidos, mais de 140 doados, e até o final da campanha da vacinação, mais 4.860 animais colocaram em dia a vacina antirrábica.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________