• Fonte: Prefeitura de Paraty

12ª edição do Encontro de Ceramistas em Paraty

De 30 de março a 1 de abril acontece a 12ª edição do Encontro de Ceramistas em Paraty. O movimento cultural vem conquistando a cada ano mais apaixonados pela arte do barro.

Foto: Divulgação/PMP

Durante a semana santa acontece em Paraty a 12ª edição do Encontro de Ceramistas, na Casa da Cultura e na quadra da Matriz. Trata-se de um movimento cultural, que vem conquistando a cada ano mais apaixonados pela arte do barro. Venha se surpreender com as demonstrações, com as oficinas, a feira e as exposições. Deixe-se envolver pela arte mais antiga do ser humano.

A exposição dos ceramistas de Paraty traz o trabalho autoral dos ceramistas residentes na cidade. Nesta mostra da cerâmica autoral de Paraty há um espaço para a mostra individual do ceramista Carlos Esteban, uruguaio de nascimento, mas residente na cidade há 30 anos. Carlos também desenvolve seu trabalho artístico e pedagógico ao ensinar crianças em escolas locais.

Este ano terá destaque a exposição Tripolar de Cerâmica Serra e Mar, com representantes convidados das cidades de Caraguatatuba, Cunha, Paraty e a recém chegada ao grupo, Ubatuba. A união de forças entre as cidades da Serra do Mar, Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro e Litoral Norte Paulista fortalece a rede local através do intercâmbio cultural e da identidade da cerâmica.

O Encontro de Ceramistas tem o intuito de incentivar a criatividade e objetivar o surgimento de novos ceramistas, democratizando o acesso à exposição com uma instalação coletiva que terá como temática este ano “os seres”, resultado do trabalho coletivo desenvolvido por todos os ceramistas de Paraty e do movimento de formação continuada nos ateliês da cidade, na Casa da Cultura e no colégio Cembra.

Confira a programação do evento:

Oficinas Crianças e adultos poderão se aperfeiçoar ou ter o primeiro contato com a argila em plena praça. Wagner Gambaré, ceramista vindo de Cunha, mostrará como se faz textura craquelada na modelagem, no torno. As crianças poderão expressar toda sua criatividade com os experientes ceramistas Felipe Alcantara, Lúcia Gomes e Renata Del Campo.

Demonstrações Ao vivo, peças serão construídas no torno elétrico e de pé, pelas ceramistas Lulu Silva Telles e Maria Morena Godoy. Especialmente convidada para a demonstração de torno da 12o edição, Tânia Fernandes aprendeu com os mestres oleiros da cerâmica utilitária de São José, Santa Catarina.

Feira Para quem procura peças únicas, assinadas com design exclusivo, a feira de cerâmica é o lugar certo. Adquirir uma peça diretamente com o artista proporciona a troca de saberes e um conhecimento mais aprofundado das técnicas da arte do fogo.

Participantes da Exposição Tripolar

Caraguatatuba | Angela Maria Nunes ,Luciana Renna, Vania Takahashi Ubatuba | Denise Magon, Lícida Vidal, Érica Sanches Cunha | René Le Denmat, kimiko Suenaga, Wagner Gambaré Paraty | D. Doca

Redes Sociais

https://www.facebook.com/encontrodeceramistasemparaty/ https://www.facebook.com/pg/TripolardeCeramicaSerraeMar/

Serviço Casa da Cultura Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico Terça-feira a sábado - das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h

Quadra da Praça da Matriz Colégio Cembra - Rua Mal. Deodoro, 479 - Centro - Paraty - RJ

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________