• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, enfermeiros da UPA recebem capacitação de atendimento básico e avançado

A capacitação ajudará a melhorar a qualidade dos atendimentos à população, fazendo com que os enfermeiros tenham maior atenção aos pacientes. Participam deste curso 62 profissionais de saúde, sendo 14 enfermeiros e 48 técnicos em enfermagem.

Foto: Divulgação/PMC

Com a finalidade de aprimorar e atualizar os conhecimentos dos enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba está promovendo um curso sobre os atendimentos conhecidos como Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida.

Essa capacitação ajudará a melhorar a qualidade dos atendimentos à população, fazendo com que os enfermeiros tenham maior atenção aos pacientes. Participam deste curso 62 profissionais de saúde, sendo 14 enfermeiros e 48 técnicos em enfermagem.

Segundo o coordenador da UPA, André Leandro, esse curso será em estendido em breve para os profissionais de Atenção Básica. “A finalidade é preparar as equipes do Programa de Saúde da Família, respeitando as normativas da portaria 1.600 do Ministério da Saúde”, afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, a gestão do prefeito Aguilar Jr adquiriu todos os medicamentos necessários para os atendimentos iniciais de urgência e emergência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Além disso, foram adquiridos desfibriladores elétricos automáticos, que serão colocados em todas as UBSs ainda neste primeiro semestre”, disse André Leandro.

O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Organização Social João Marchesi.

Suportes básicos e avançados de vida

O Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. O SBV é vital até a chegada do Suporte Básico Intermediário (SIV), que seria o transporte até o hospital. O objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões.

Já o Suporte Avançado de Vida são manobras médicas invasivas (procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, etc) destinadas à estabilização clínica de um paciente. Podem ser realizadas no Atendimento Pré- Hospitalar (APH) ou no atendimento hospitalar.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________