• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguatatuba promove Semana da Conscientização do Autismo

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

Nesta segunda-feira (02/04), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a Semana de Conscientização sobre o Autismo, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Educação, Esportes, Saúde em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, CIAPI – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, Acalento – Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano e APAE – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais.

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. A pessoa tem dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos, de entender algumas formas de comportamentos não-verbais como expressões faciais, gestos físicos e contato visual. Recebe o nome de espectro porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve a mais grave.

Esta cor foi escolhida pela instituição Autism Speaks, nos EUA, que propôs o Dia Mundial do Autismo à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, porque a incidência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é quatro vezes maior nos meninos.

Na última quarta-feira (28/04) houve roda de conversa com mães de pacientes autistas atendidos no Centro de Reabilitação, da Secretaria de Saúde.

O Transtorno do Espectro Autista é assunto sério e quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor é a forma de intervir para que os tratamentos tenham resultados eficientes.

Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________