• Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Veja onde tomar a vacina contra a febre amarela em Ubatuba

Com apenas 47% da população imunizada, Ubatuba apresenta cobertura vacinal ainda baixa. Considerando as imunizações realizadas durante todo o feriado da Páscoa, foram vacinadas um total de 34.921 pessoas.

Foto: Divulgação

A confirmação da morte por febre amarela de um macaco bugio encontrado na região de Picinguaba e a suspeita de óbito de adulto morador do Ubatumirim em decorrência da doença levaram a secretaria de Saúde a retomar de maneira ampliada a vacinação contra a febre amarela no município.

Com apenas 47% da população imunizada, Ubatuba apresenta cobertura vacinal ainda baixa. Considerando as imunizações realizadas durante todo o feriado da Páscoa, foram vacinadas um total de 34.921 pessoas.

Para reverter esse quadro, a secretaria de Saúde anunciou a retomada das vacinações diariamente em, praticamente, todas as unidades de saúde, bem como no Centro de Especialidades Médicas (Postão), na av. Rio Grande do Sul, 710, das 8h ao meio-dia. Os postos Itamambuca, Puruba, Umuarama, Perequê-Açu, Ipiranguinha, Marafunda, Sertão da Quina e Perequê-Mirim também funcionam com horário estendido, das 8h às 20h.

A vacina também pode ser tomada nos postos fixos de vacinação instalados no Calçadão do Centro, que funciona até sábado, das 8 às 17 horas, e nas unidades do trevo e do Centro do supermercado Semar, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. Para vacinar-se, basta apresentar o RG ou a certidão de nascimento.

Nas regiões onde foram encontrados os bugios mortos, Picinguaba e Araribá, também há uma equipe de saúde fazendo a vacinação volante de casa a casa.

“É fundamental tomar a vacina, única forma de prevenir a febre amarela, que é uma doença de alta letalidade. A possibilidade de um indivíduo com a doença evoluir para um quadro grave e um óbito é muito maior do que a de ter algum tipo de reação adversa à vacina. A vacina tem algumas contraindicações mas somente a equipe de saúde é que está apta a fazer essa avaliação”, explica o secretário de Saúde de Ubatuba, Roberto Tamura.

Orientações

  • Quem já tomou a vacina em anos anteriores a 2018 e tem comprovante, não precisa tomar novamente. Já quem vai fazer alguma viagem internacional, necessita tomar a dose a cada dez anos para obter o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

  • Quem tomou a dose fracionada deverá repetir a vacinação daqui a 8 anos.

  • Somente a equipe de saúde pode avaliar a condição clínica do paciente e recomendar se ele deve ou não tomar a vacina.

Confira aqui o locais de vacinação contra a febre amarela em Ubatuba, na semana de 2 a 7 de abril de 2018.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________