• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Curso para viveiristas é realizado em Ilhabela

O curso, ministrado no Viveiro Municipal Aroeira, terá três fases. Nesta primeira fase, o curso proporcionou conhecimento específico sobre o tema e a vivência de trabalhos de campo. Informações sobre as fases seguintes serão disponibilizadas em breve.

Trabalho em campo durante o curso - Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, está promovendo, desde a última segunda-feira (23), um curso aos viveiristas do município, no Viveiro Municipal Aroeira.

O curso, em sua I Fase (estão previstas III fases), tem como objetivo proporcionar aos viveiristas e profissionais da área, conhecimento específico no assunto, assim como a vivência de trabalhos de campo, facilitando a diferenciação dos exemplares arbóreos e os cuidados e observações.

Na aula de segunda-feira (23), os 20 alunos puderam aprimorar os seus conhecimentos em noções sobre herbário (coleção de plantas dessecadas, conservadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa científica), importância dos herbários aos viveiros, coleta de material botânico e montagem de exsicatas.

Ontem (24), os temas foram as práticas sobre a importância da identificação botânica, coleta de material botânico e exercícios práticos de identificação botânica e, como e por onde começar a aprender a identificação de plantas.

Hoje (25), a didática foi feita por meio de exercícios de campo como fixação do aprendizado.

Além do conteúdo apresentado, os participantes do curso também participarão de exercícios para a identificação de exemplares arbóreos com a fitossanidade comprometida nas ruas e praças da cidade. Isso deve contribuir com o município, no sentido de opinar sobre exemplares que necessitam ser podados ou suprimidos.

A I Fase do curso, ministrado pelo pesquisador científico do Instituto Florestal Osny Tadeu Aguiar, segue até amanhã (26). Em breve, informações sobre a II Fase serão disponibilizadas e os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________