• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguatatuba lança novo site de Turismo e calendário de eventos

O calendário, separado por eventos mensais, traz as principais atrações da cidade durante o ano, destacando os festivais de gastronomia, cultura e esportes. O material será utilizado em ações de divulgação, feiras e também estará disponível na Secretaria de Turismo.

Foto: Divulgação/PMC

Na noite de ontem (26/04), a Prefeitura de Caraguatatuba reuniu empresários do trade de turismo, secretários, vereadores e membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), AHP (Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba) e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, para apresentar o material impresso com o novo calendário anual de eventos e o novo site de turismo.

Lançamento do novo site e do calendário de eventos - Foto: Divulgação/PMC

O calendário, separado por eventos mensais, traz as principais atrações da cidade durante o ano, destacando os festivais de gastronomia, cultura e esportes. O material será utilizado em ações de divulgação, feiras e também estará disponível na Secretaria de Turismo.

“Esse calendário foi desenvolvido a partir de diversas reuniões, inclusive, fiz questão de participar da última reunião para falar sobre o site e principalmente do Calendário de Eventos do Turismo de Caraguatatuba. A temporada acabou, estamos entrando no momento de sazonalidade e nós precisamos investir. Até o final de 2018 estão programados eventos em quase todos os finais de semana em Caraguatatuba”, comentou o prefeito municipal, Aguilar Junior.

A maior novidade fica por conta do novo site. O endereço para acesso é www.turismocaragua.com.br. O site foi planejado pelo COMTUR e Prefeitura com objetivo de facilitar a busca dos turistas por informações e conta com áreas como “Agenda”, “Atrativos” (com fotos e informações de pontos turísticos), “Fotos 360º”, “Vídeos”, informações gerais e três áreas específicas: “Onde comer”, “Onde ficar” e “Serviços”. Nesses espaços, estabelecimentos como hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques, guias de turismo, passeios e receptivos em geral podem divulgar seus contatos de maneira gratuita. Lembrando que é preciso estar regularizado, com a documentação em dia. Para inserir o estabelecimento ou negócio local, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Comunicação e solicitar o formulário de cadastro.

Abertura da Exposição

Antes do lançamento do site e do Calendário de Eventos de Turismo, foi aberta a Exposição “Retábulos – O Sagrado de Cada de Um”, na Secretaria de Turismo, com trabalhos dos grupos Ubuntu Caraguá Ceramistas, Oca de Ubatuba, Santo de Casa de São José dos Campos e do artista convidado, Carlos Gama, de São Paulo.

A arte retabulística surgiu em momentos distintos na história das religiões: cristianismo, budismo, xintoísmo, hinduísmo, entre outras, como meio de conquistar e envolver os fiéis em momentos de prece.

A escultora Regina Pimentel veio de Jacareí para prestigiar a arte dos amigos. “Em agosto, estarei no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) com a exposição ‘Simples como Francisco’, sobre Francisco de Assis. Quem sabe não dou esticada até a Secretaria de Turismo?”, adiantou.

Esse trabalho nasceu de uma viagem ao Peru, onde a arte dos retábulos é viva e aborda fatos históricos e culturais presentes no folclore e religiosidade do povo.

“Nessa viagem, lembrei-me das figureiras de São José dos Campos (que moldam figuras, utensílios e cenas cotidianas, em argila, como uma forma de proteger a cultura dos ancestrais). O Ubuntu se reuniu e a proposta foi que cada um revisitasse o seu sagrado. O que cada um celebra interiormente em silêncio e reverência? Foi uma experiência emocionante para todos. E o resultado está aí, retábulos individuais com cores, formas, queimas e finalizações diferentes”, contou Carlo Cury.

A Exposição “Retábulos – O Sagrado de Cada de Um” pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h45 às 17h45; e nos domingos e feriados das 8h45 às 13h, até o dia 28 de junho. A Secretaria de Turismo fica na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 A – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7910.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________