• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião é a mais segura do Litoral Norte

Cidade registrou queda de mais de 40% nos índices de violência, sendo o mais baixo comparado a Caraguatatuba e Ubatuba.

Foto: André Santos/PMSS

Entre as três cidades da região com mais de 50 mil habitantes, São Sebastião é mais segura, ficando na frente de Ubatuba e Caraguatatuba, de acordo com o ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do estado de São Paulo, divulgado na última quinta-feira (27/04) pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o jornal Estadão.

O município de São Sebastião registrou, em 2017, uma pontuação de 30,4 pontos, número 40% mais baixo se comparado com o índice de 2016 que somava 47,3 pontos. Das cidades da região, em segundo lugar, ficou Ubatuba 30,8 pontos e Caraguatatuba – que aparece em 4º lugar no ranking geral das cidades do Estado de São Paulo – com um índice de 40,1 pontos. A cidade de Ilhabela não aparece no ranking, já que os índices são medidos nos Municípios com mais de 50 mil habitantes.

“Todos os índices criminais da cidade baixaram, e o que mais contribuiu para isso foi a integração entre a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o Centro de Operações Integradas (COI)”, salientou o Secretário Interino de Segurança Urbana (SEGUR), Emerson Elias. Segundo ele, o COI registrou mais de 40 flagrantes em 2017, e foi determinante para a queda nos índices.

Para o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar em São Sebastião, capitão Eduardo Gonsales, trata-se do resultado de um trabalho em conjunto das forças de segurança, a fim de trazer os bons resultados obtidos. “Vejo isso como uma vitória pelo esforço de todos, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e das demais entidades que operam em favor da segurança de São Sebastião”, destacou Gonsales.

O ranking foi criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), presente no “Sou da Paz Analisa de 2017”, que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes. O índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, e o ranking permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes – tanto entre municípios quanto ao longo dos anos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________