• Da Redação

Adotar é sempre a melhor opção!

A atitude não só contribui para dar uma família e muito amor para quem teve uma vida de maus tratos, como também desestimula o comércio de animais e a prática cruel dos canis clandestinos.

Todo mundo sabe que ter um animal de estimação faz muito bem ao tutor. Mas, na hora de escolher, sempre vem aquela dúvida: comprar ou adotar. A resposta é uma só: Adotar. E por quê? Porque adotar dá uma chance de vida nova para um animal que, filhote ou adulto, só viu sofrimento desde que nasceu. Não é nada fácil viver em baias, superpopulosas ou não. E cria também uma vaga no abrigo para que outro animal tenha a chance de ser resgatado. No aspecto mais pessoal, adotar, principalmente se o animal já for adulto, te dá a chance de escolher o que mais se adapta ao seu estilo de vida, levando em consideração o porte e o temperamento do animal. É, porque, mesmo que seja de raça, o temperamento é sempre loteria. Tem pet que simplesmente não segue o padrão da raça. Outra vantagem de se adotar é a gratidão do animal. Não existe animal adotado que não retribua a opção do tutor com muito carinho e lealdade. E, dependendo de onde você adotar, vai economizar com a castração.

Dá para adotar animais de raça Quem vive na dúvida entre adotar ou comprar só porque tem o sonho de ter um cachorro ou gato de uma raça específica, pode ficar tranquilo. Hoje em dia, existem muitos animais de raça que são resgatados de maus tratos, canis clandestinos e laboratórios que fazem testes em animais. Basta seguir grupos em redes sociais que fazem exatamente esse trabalho. Resgatam animais de raça que sofrem maus tratos e os colocam para adoção depois de recuperados. E não são só grupos em redes sociais, existem protetores de animais especializados em resgates de animais de determinadas raças ou porte. Basta procurar um pouco na internet e você vai encontrar. Ou dê um pulinho nos canis de sua cidade. Quem sabe você tem a sorte de encontrar o cão dos seus sonhos?

O amor é o mesmo Mas, para quem tem amor de verdade no coração, tanto faz se o animal é de raça ou SRD (Sem Raça Definida). Isso porque o amor que eles sentem por nós é igual, seja um Border Collie ou um puro vira-lata. Na realidade, adotar um vira-lata é tudo de bom. Eles são únicos. Por causa da variedade de animais na mesma linha genealógica, os SRDs são animais de beleza ímpar. É difícil encontrar dois exatamente iguais. E, assim como todo animal, seja um vira-lata ou um de raça, quando bem cuidados, ficam lindos.

Canis clandestinos Mas, talvez o motivo mais sério para se adotar um animal é desestimular os canis clandestinos e o comércio de animais, no geral. Mesmo nos canis cadastrados corretamente é fácil encontrar criadores que só veem os lucros que poderiam ter. Dessa forma, vendem animais que não têm a saúde perfeita ou possuem desvios de comportamento que um comprador ingênuo, ou de primeira viagem, não consegue enxergar e acaba levando para casa um animal não tão saudável quanto deveria ser. Sem contar os artifícios para economizar dinheiro com os animais. No abuso das matrizes que parem cio após cio e não recebem os cuidados que deveriam ter entre uma cria e outra. Mas, o pior de toda essa coisa nojenta que é o comércio de animais, são os canis clandestinos. Eles só visam o lucro. É um tal de fulano que comprou um casal de raça e começa a criar para tirar uma graninha... Com o tempo, ele vai aumentando o número de matrizes. E, lógico, não tem cuidado algum com os animais. Quando você vê o filhotinho bonitinho à venda na internet, não tem ideia do sofrimento que os pais, principalmente a mãe, passa em todos os seus dias. Sem cuidados, sem veterinário, sem lugar limpo e decente para viver, gerar e parir suas crias. Vivendo em gaiolas e sendo explorada dia após dia. E no fim, quando já não servem mais para criar, fêmeas e machos são descartados como se fossem lixos. Abandonados na rua, em sua maioria, à própria sorte, apenas esperando a morte ou um resgate milagroso. Leve tudo isso em consideração na hora de escolher o seu novo amigo, seja cão ou gato. Tenho certeza que a dúvida se dissipa mais rápido se você tiver todas essas informações. E no fim, adotar é também uma boa ação. Dar a chance de uma vida cheia de amor, carinho e cuidados para um pet, tenha ele sofrido maus tratos ou não durante a sua vida, é uma atitude nobre e ética. E, nesse caso, você recebe de volta, em tempo recorde, a boa ação em forma de amor e lealdade.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________