• Fonte: Prefeitura de Paraty

Paraty inaugura nova sede da Biblioteca Municipal

O local ganhou nova sinalização visual, que cria um espaço convidativo e acolhedor tanto para os que passam, quanto para os leitores e sócios que já frequentavam o prédio anterior. Além da aquisição e renovação de todo o mobiliário.

Foto: Divulgação/PMP

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Câmara Municipal, convidam para a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal de Paraty | Fábio Villaboim, no dia 9 de maio de 2018, às 17 horas, no Paço Municipal.

Com um acervo de mais de 40 mil livros, em destaque títulos de literatura, história e artes, a Secretaria de Cultura optou pela transferência da biblioteca para o prédio da antiga Prefeitura, que fica na esquina das ruas do Comércio e Samuel Costa. Com a mudança, foi possível realizar a revitalização e a modernização do equipamento cultural, para que pudesse abrigar de forma adequada uma biblioteca. O local ganhou nova sinalização visual, que cria um espaço convidativo e acolhedor tanto para os que passam, quanto para os leitores e sócios que já frequentavam o prédio anterior. Além da aquisição e renovação de todo o mobiliário.

A nova estrutura permitiu a utilização de equipamento e software para a digitalização do acervo e automação no atendimento, que busca inovar a imagem e a ambientação da Biblioteca Municipal de Paraty. “A ideia é tornar a biblioteca um espaço acolhedor, ágil e atraente aos usuários. Queremos ampliar significativamente o público e possibilitar que esse importante equipamento cultural municipal desenvolva o seu potencial, assumindo progressivamente a relevância que merece em Paraty, cidade que tem por meio da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip - sua imagem associada ao livro, à leitura e à literatura”, explica a secretária de Cultura, Cristina Maseda.

A biblioteca foi criada em 1872 pela Câmara Municipal da Cidade de Paraty, a partir de decreto imperial de 1871 que “mandou estabelecer uma biblioteca pública em cada uma das cidades desta Província” (do Rio de Janeiro). Entre os documentos em que se verificam o seu efetivo funcionamento estão um ofício de 1872 da Câmara ao Diretor da Instrução Pública da Província detalhando os horários da biblioteca; a lista de uma compra de livros pela biblioteca a B. L. Garnier, Rio de Janeiro, em 1874; a lista da doação de livros à biblioteca por um cidadão paratiense em 1876; e o livro de registro dos empréstimos realizados no ano de 1879.

A biblioteca funcionou em diferentes salas da Câmara até 1981, quando parte de seu acervo foi transferido para a Escola Municipal do Parque da Mangueira. Em 1992, com a doação do acervo bibliográfico de Fábio Villaboim, a biblioteca foi reorganizada pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty, com o nome de Biblioteca Municipal Fabio Villaboim, funcionando inicialmente na Casa da Cultura de Paraty, sendo transferida em 1997 para a Antiga Cadeia, no Largo de Santa Rita. Foi um passo importante para a ampliação tanto de seu número de usuários e sócios quanto de seu acervo, já inicialmente de qualidade– em particular a partir da realização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a qual desde a primeira edição em 2003 inclui a doação à biblioteca de exemplares de livros de todos os autores convidados, acrescentando-se às doações dos sistemas estadual e nacional de bibliotecas. Em vinte anos, todavia, as limitações e inadequações do local foram se tornando mais evidentes, dificultando a sua adequação à atual concepção das bibliotecas como espaços atraentes e acolhedores, não só à leitura e estudo como também à fruição e produção cultural e à própria convivência.

Funcionamento da Biblioteca Municipal de Paraty: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________