• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Teve início hoje, em Ilhabela, a ação de limpeza “Bota Fora”

A campanha, uma realização da Prefeitura de Ilhabela, acontecerá até o dia 17 de maio. O cronograma explica o procedimento da ação, dividida sempre em dois dias: um para a colocação dos objetos nas calçadas e outro para o recolhimento.

Foto: Divulgação/PMI

A ação de limpeza pelos bairros de Ilhabela com a campanha “Bota Fora”, ligada ao mutirão “IlhaMaisBela”, tem início hoje (7). Neste primeiro momento, os moradores da região sul da cidade devem colocar os resíduos, que podem ser coletados, em suas calçadas para que amanhã (8), os objetos sejam recolhidos.

A campanha, uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acontecerá até o dia 17 de maio. O cronograma explica o procedimento da ação, dividida sempre em dois dias: um para a colocação dos objetos nas calçadas e outro para o recolhimento. Fazem parte dos entulhos volumosos, ou seja, os que serão recolhidos: eletrodomésticos (que não funcionam), móveis, pneus e garrafas.

Os primeiros bairros atendidos pelo “Bota Fora” serão os localizados no sul da cidade. Na sequência, Barra Velha e Água Branca, CESP, Reino, Green Park, Costa Bela e Cocaia serão beneficiados.

De acordo com a pasta responsável, este tipo de resíduo, acumulado ou descartado de forma irregular, principalmente em período de chuvas, torna-se propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela urbana. “Assim, a ação ‘Bota Fora’, além de combater o descarte de forma incorreta, auxilia no controle de doenças”, destacou a diretora do Meio Ambiente, Esméria da Silva.

“Todos os resíduos serão levados para o Aterro Sanitário Municipal e Centro de Triagem para reutilização e venda, de acordo com as condições dos objetos descartados. Após passar pelo processo de triagem, o que der para ser reutilizado será vendido no Centro de Triagem”, comentou o prefeito Márcio Tenório, sobre a finalidade dos utensílios recolhidos durante a ação.

O trabalho é executado com o auxílio de diversas secretarias municipais, como a de Serviços Urbanos e Saúde (PIACD), e panfletagem nas Unidades Básicas de Saúde. A empresa Peralta, responsável pela coleta de lixo na cidade, também segue colaborando com a iniciativa, além da Secretaria de Educação, que participa com panfletagem sobre a ação nas escolas e conscientização com os alunos.

“Pedimos ainda a colaboração dos munícipes em manter os locais limpos e sem resíduos após as coletas”, finalizou Tenório.

Confira o cronograma de coleta completo:

Região sul

07/05 Bota Fora

08/05 Coleta

Barra Velha (alta e baixa)

08/05 Bora Fora

09/05 Coleta

Água Branca, CESP, Reino, Green Park, Costa Bela e Cocaia

09/05 Boa Fora

10/05 Coleta

Perequê, Jardim do Éden e Morro da Cruz

10/05 Bota Fora

11/05 Coleta

Itaguaçu e Itaquanduba

14/05 Bota Fora

15/05 Coleta

Engenho D’Água, Saco da Capela, Vila e Santa Tereza

15/05 Bota Fora

16/05 Coleta

Do Barreiros ao Jabaquara

16/05 Bota Fora

17/05 Coleta

Materiais coletados: Móveis e materiais recicláveis.

Materiais não coletados: Entulhos e podas.

Bota Fora: Colocar para fora os resíduos a serem descartados.

Coleta: No dia posterior em que os itens forem deixados para a coleta.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3896-9200, ramal 9729 – Secretaria de Meio Ambiente.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________