• G1 Vale do Paraíba e região

Barulho de sino de igreja incomoda vizinhos e gera polêmica em Ubatuba

Duas vezes por dia, o sino da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, toca a música 'Ave Maria' e as tradicionais badalas. O sistema de som foi instalado em dezembro do ano passado.

Foto: Reprodução TV Vanguarda

O barulho das badaladas do sino da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ubatuba (SP), virou motivo de reclamação dos moradores. Duas vezes por dia, a música 'Ave Maria' e o sino são tocados. O sistema de som, por meio de um sino eletrônico, foi instalado em dezembro do ano passado e desde então gera polêmica entre os moradores do Itaguá, onde fica a igreja. A servidora pública Maria Baruffaldi mora há dois quilômetros da paróquia e reclama do barulho. "Eu entendo que o Brasil é um estado laico e essa questão de liberdade é prevista pela Constituição. Agora, imagine se todas as religiões se manifestassem com cornetas?”, questionou. O som alto, considerado alto por parte da vizinhança, não tem agradado nem mesmo os católicos, como é o caso da jornalista Miriam Tabarro. "Você ouvir uma vez, duas vezes, tudo bem, agora ouvir não sei quantas vezes [todos os dias] é de enlouquecer”, desabafou. O Padre Marcelo Thurmann, responsável pela paróquia, não concorda com as reclamações o e disse que já abaixou pela metade o volume do alto falante. “Nós colocamos o sino com o intuito de gerar conforto para a comunidade, não só para os católicos. Existe de fato reclamações, que nem sempre são pertinentes a incômodo, agora a exigência de desligar os sinos eu não consigo compreender uma justificativa legal para isso”, afirmou.

Outro lado Em nota, a Diocese de Caraguatatuba disse que o volume do alto-falante instalado na Igreja está no mínimo possível, e que existe inclusive reclamações de fiéis que não conseguem escutar o som emitido pelo sino. A Prefeitura de Ubatuba disse que não recebeu nenhuma reclamação em relação ao sino, mas que uma equipe será encaminhada até a paróquia para uma conversa com o padre responsável.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________