• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Quase 300 pacientes são examinados no “Dia D” durante Campanha contra Câncer Bucal em São Sebastião

Campanha é realizada paralelamente à vacinação e ressalta a importância da detecção precoce do câncer de boca.

Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando durante o período de vacinação contra a gripe, uma campanha contra o câncer bucal, salientando a importância de sua detecção precoce. No último sábado (12/05), “Dia D” de vacinação, quase 200 pacientes foram examinados em 15 unidades de saúde do município. As lesões encontradas serão retiradas junto com o Corpo Clínico municipal especializado, e os casos confirmados serão tratados em unidades de referência em São Paulo.

Foram realizados exames clínicos e fornecidas orientações a pacientes idosos, fumantes e etílicos, além dos portadores de próteses dentárias mal adaptadas e pessoas sujeitas à exposição solar. O Departamento de Odontologia do município sugere o autoexame a todos os pacientes, principalmente os considerados grupos de risco. A campanha continua em todos os postos de saúde onde estão sendo entregues folhetos explicativos sobre a doença e como realizar o autoexame.

De acordo com o diretor de Odontologia do município, Daniel Di Capitani, o objetivo principal é verificar principalmente nos idosos lesões que possam virar um câncer de boca. Morrem, em média, 15 pessoas por dia por causa da doença.

Ainda segundo ele, a lesão do câncer bucal, geralmente uma ferida que não cicatriza, não dói no início da doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

As principais causas são: cigarro, bebida alcoólica, infecção por alguns tipos de HPV e no caso dos lábios a exposição solar.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________