• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ marca fim do defeso do camarão em Caraguatatuba

No domingo, 27, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reunirá para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Foto: Divulgação/PMC

A 21ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’, que marca o fim do Defeso do Camarão, será realizada no domingo (27), a partir das 9h, no Entreposto do Camaroeiro. Neste evento, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá, de onde retornam para a benção das embarcações, na ocasião, feita pelo padre Carlos Alberto da Silva, conhecido como padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Em seguida, haverá a procissão terrestre, novamente com os fieis carregando o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda Municipal Carlos Gomes acompanha todo o cortejo a pé.

Este evento abre a pesca do camarão e antecede o 21º Festival do Camarão que este ano será realizado em duas semanas, dos dias 11 à 15 e 19 à 20 de julho na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba. A festa terá Barracas de Gastronomia, Rota do Cambuci, Casa da Farinha, Shows ao vivo, Casa Caiçara e artesanato identitário.

O “Barcos ao Mar” é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações (12) 3897.5660 ou no site da Fundacc.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________