• Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Aguilar Junior assina decreto para requisição de combustível em postos da cidade para serviços emerg

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na tarde deste domingo (27/05) um decreto para garantir o funcionamento dos serviços emergenciais da cidade.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na tarde deste domingo (27/05) um decreto para garantir o funcionamento dos serviços emergenciais da cidade. O documento estabelece, entre outras coisas, a requisição de combustíveis dos postos do município para abastecimento de veículos oficiais da Prefeitura. Acesse aqui o decreto. A decisão foi tomada depois de reunião realizada com a presença de secretários municipais no Comitê de Gerenciamento de Crise montado na Prefeitura de Caraguatatuba. A administração se preocupa com os serviços essenciais, como ambulâncias, transporte coletivo e escolar, lixo, entre outros. Com o decreto, a administração está autorizada a identificar e requisitar o estoque de combustíveis de postos de todo o território municipal. “Todas as manifestações e reivindicações dos caminhoneiros são justas e necessárias. Porém, temos que tomar medidas para a garantia mínima dos serviços essenciais como saúde, transporte público, lixo, entre outros. Temos a esperança que nos próximos dias as coisas voltem a normalidade”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

SAMU e transporte de pacientes Os chamados serão regulados pela equipe médica da regulação, com prioridade às ocorrências “vermelhas”, como acidentes de trânsito, atropelamentos, paradas cardiorrespiratórias, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, por exemplo. Os serviços de transporte de pacientes para tratamento em outras cidades estão garantidos nessa segunda, terça e quarta. Nesta segunda-feira (28/05) serão transportados 200 pacientes para São Paulo e Taubaté em tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Educação Todas as aulas estão mantidas nesta segunda-feira nas escolas da rede municipal de ensino. O Departamento de Alimentação Escolar está otimizando as entregas e o abastecimento das escolas está assegurado até a próxima semana. O prefeito Aguilar Junior requisitou emergencialmente junto à distribuidora de gás o fornecimento do GLP para produção dos alimentos para as crianças.

Transporte Universitário O transporte universitário foi suspenso, por conta da falta de combustível nos ônibus que levam os estudantes para faculdades do Vale. O serviço é terceirizado para a empresa União do Litoral.

CIAPI A Prefeitura de Caraguatatuba informa que as atividades do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão suspensas temporariamente até que a administração consiga abastecer os veículos de transporte da Sepedi (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso).

Lixo Mínimo Em relação aos serviços de coleta de lixo, o abastecimento dos caminhões é feito pela empresa contratada pela Prefeitura para executar os serviços de coleta e destinação do lixo. A companhia já expressou preocupação com a situação, mas assegurou que está adotando as medidas possíveis para que o serviço não seja comprometido, mas apenas um caminhão de coleta de lixo continua circulando e recolhendo os materiais na cidade. O maior problema ainda é o transbordo do lixo, pois o aterro sanitário de Jambeiro não recebe o material e a Prefeitura está com dificuldade de licenciamento de áreas em Caraguatatuba.

Coleta Seletiva Este serviço também é feito por empresa terceirizada pela Prefeitura que nos assegurou que todo o serviço está garantido por tanto solicitamos para que todos os munícipes procurem gerar o mínimo de resíduos possível, que separem seu lixo reciclável e mantenham os sacos dentro de casa, para evitar que os sacos estourem e o material se espalhe pelas ruas, agravando ainda mais a situação. Clique para acessar o horário de coleta de recicláveis.

Transporte Público Desde a última sexta-feira (25/05), foi adotado um plano emergencial com a redução da frota e a garantia de atendimento durante os dias úteis (28, 29 e 30 de maio) desta semana. As linhas foram diminuídas, mas todos os bairros serão atendidos. A Praiamar trabalha com 30% da frota. Clique aqui para ver o horário divulgado pela empresa concessionária. A Prefeitura de Caraguatatuba informa que intercedeu junto a distribuidora de combustível a disponibilização de pelo menos 30 mil litros de diesel para que os ônibus sejam abastecidos e voltem a funcionar normalmente.

Segurança Os veículos do policiamento civil e militar em Caraguatatuba estão abastecidos normalmente, segundo informações do Comando do Litoral Norte, assim como as viaturas do Corpo de Bombeiros e Salvamar Paulista. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba estava com dificuldade de troca de turno de funcionários e o funcionamento essencial no local, mas foi normalizado com apoio da Prefeitura.

Veículos da Prefeitura O abastecimento e a utilização dos veículos administrativos estão sendo executados apenas em situações excepcionais.

Iluminação Pública Por problemas de abastecimento dos caminhões da empresa contratada, a capacidade de atendimento fica reduzida, ampliando os prazos para manutenção.

Medidas de contingência Antes da decretação do estado de emergência, a Prefeitura já havia adotado medidas de contingenciamento para reduzir o consumo dos veículos e evitar a interrupção dos serviços essenciais.

Acompanhamento da situação O prefeito Aguilar Junior determinou também a criação de um comitê de crise que está avaliando e tomando as medidas necessárias. O comitê é presidido pelo prefeito e composto pelos secretários de Assuntos Jurídicos, Comunicação, Fazenda e Administração, Segurança, Transito e Defesa Civil, Educação, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Saúde.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________