• Fonte: Prefeitura de Paraty

A cultura de Paraty está em festa

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj – a lei que declara como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro a CIRANDA CAIÇARA DE PARATY e todas as suas expressões.

Foto: Divulgação/PMP

A cultura de Paraty está em festa. Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj – a lei que declara como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro a CIRANDA CAIÇARA DE PARATY e todas as suas expressões musicais-coreográficas, poéticas e festivas, bem como seus mestres, seus instrumentos, artefatos e modos de fazer.

A lei, que segue para o governador Pesão sancionar, assegura a realização de festividades e manifestações públicas da CIRANDA CAIÇARA DE PARATY no Estado, visando valorizar essa manifestação cultural, divulgar suas atividades, incentivar seu potencial turístico cultural e, ainda, promover capacitações e integração dos seus atores. “A ciranda caiçara de Paraty se tornar patrimônio imaterial do estado do Rio é o reconhecimento da cultura e tradição, tão importantes para os paratienses”, afirma a secretária de Cultura, Cristina Maseda.

O Patrimônio Cultural, Imaterial e Material, se configura na identidade de seu povo, devendo ser preservado, tombado, registrado e revitalizado permanentemente.

A Ciranda Caiçara de Paraty representa um importante rol de conhecimentos e modos de fazer de Paraty, transmitidos de geração em geração desde o século XVIII, sendo constantemente recriada, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana em sua complexidade e pluralidade.

A Ciranda Caiçara de Paraty se caracteriza por práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas importantes e expressivos na cultura local das comunidades de Paraty, principalmente para os grupos e indivíduos diretamente envolvidos, que a reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural, sendo uma base relevante em relação à memória, à identidade e à formação da sociedade em que se insere.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________