• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Postos de gasolina começam a ser reabastecidos em São Sebastião

Em alguns locais limite é de 100 reais de combustível por veículo.

Foto: Divulgação/PMSS

Após nove dias de paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil a cidade de São Sebastião começou, na terça-feira (29/05), a ser novamente abastecida com combustíveis. No início da tarde, pelo menos três postos conseguiram voltar a oferecer os produtos aos consumidores. A estimativa é de que, se o reabastecimento permanecer, em dois ou três dias a venda volte a ser normalizada.

Os empresários do setor fazem um alerta aos consumidores que puderem aguardar mais uns dias para reabastecer os veículos será a melhor forma de evitar filas e transtornos.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Gelson Aniceto de Souza, o Tota, responsável pela frota municipal, as viagens de carros oficiais permanecem suspensas para preservar o combustível somente para os casos emergenciais. “Estão sendo abastecidos os veículos emergenciais como ambulâncias, carros para transporte de pacientes de hemodiálise, Detraf, Samu e GCM. O restante acredita-se que a partir de amanhã (30/05) já possa voltar ao normal o abastecimento do restante da frota tendo em vista que os postos estão recebendo caminhões de combustível”, explicou Tota.

Coleta

A Prefeitura de São Sebastião permanece empenhada em minimizar os prejuízos à população e mantém os serviços básicos. Na segunda-feira (28/05) as carretas responsáveis pela coleta de lixo conseguiram reiniciar o transbordo para o aterro em Jambeiro, no Vale do Paraíba, escoltados por viaturas da Polícia Militar. Até o momento, o serviço já está 70% normalizado.

Educação

A secretaria de Educação (SEDUC) também adotou medidas para minimizar os transtornos causados na quarta-feira (30/05) as aulas foram suspensas, sendo mantido o atendimento apenas nas creches; a alimentação escolar terá cardápio adaptado, de modo que garanta todas as necessidades nutricionais dos alunos.

A SEDUC informa ainda que o Transporte Universitário está suspenso, pois a empresa informou por meio de nota oficial que não possui combustível para realização das viagens; todas as reuniões e atividades de formação estão canceladas.

Segundo a secretária Vivian Augusto, essas são medidas emergenciais, que serão acompanhadas diariamente, para que os professores, funcionários, alunos e pais não sejam prejudicados. “A Secretaria da Educação se coloca à disposição de toda a comunidade”, disse ela.

Saúde

Foram implantadas algumas medidas de contingência no Hospital de Clínicas. A secretaria ainda não entrou no vermelho, mas está alerta devido ao desabastecimento do hospital. A classificação de risco verde só permite receita e orientação ao paciente. Caso um paciente precise de transferência, as ambulâncias estão com pouco combustível. Conseguem levar, mas não retornar. Serão feitas as internações estritamente necessárias. O estoque de hoje mantém o hospital por cinco dias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda tem uma reserva de combustível, segundo a coordenadora geral, Dilmara Oliveira Abreu. “Entretanto estamos priorizando as ocorrências de código amarelo e vermelho. Os códigos verdes (de menor gravidade) estão sendo avaliados criteriosamente”, informou. Já entre as equipes foi ampliada a carona solidária, para que possam manter a regularidade das trocas de plantão.

Travessia

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A informa que, em razão da necessidade de economia de combustível, ocorrem novas alterações nas operações noturnas das travessias Litorâneas desde a noite de sexta-feira (25/5). A Travessia São Sebastião/Ilhabela irá operar com intervalos de duas horas, das 20h às 8h.

Transporte Urbano

O transporte coletivo também foi prejudicado. A empresa Ecobus fez alterações, desde a última quinta-feira (24/05), está operando com horários de domingos e feriados, além de ter feito redução da frota. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente Ecobus, localizada na Rua João Baptista Fernandes, 169 - Centro - São Sebastião/SP, ou pelo telefone (12) 3893-1546. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________