• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Resíduos sólidos é tema de palestra na Semana do Meio Ambiente de São Sebastião

A temática dos resíduos sólidos, a diferença entre lixão e aterro e a importância do descarte adequado foram alguns dos assuntos abordados.

Foto: André Santos/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizou, nesta quarta-feira (06/06), no Observatório Ambiental, uma palestra sobre “Problemas gerados pelos Resíduos Sólidos Urbanos e como dispô-los de forma ambientalmente adequada” para alunos do 9º ano da Escola Municipal Henrique Botelho. A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

O secretário da SEMAM, Auracy Mansano, deu início à palestra e enfatizou o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018, “Acabe com a poluição plástica”, que tem como o objetivo chamar a atenção da população para a redução da produção e do consumo excessivo de produtos plásticos. Segundo Auracy, cerca de 13 milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos a cada ano. “Esse tipo de resíduo é o que mais causa dano ao Meio Ambiente, como a mortalidade de diversos animais marinhos e formação de ilhas de plásticos nos mares. Precisamos fazer o descarte correto desses plásticos, pois as pequenas medidas que tomamos aqui terão consequências globais”, comentou.

A temática dos resíduos sólidos, a diferença entre lixão e aterro e a importância do descarte adequado foram assuntos abordados pela palestrante, bióloga e gestora ambiental do Aterro Sanitário de Jambeiro, Christiane Biachi. “É essencial que todos entendam quais são os resíduos que produzimos e saber dar a destinação correta para que não cheguem aos rios e mares. É preciso fazer uma reciclagem e coleta antes da destinação final”, explicou Christiane.

A estudante do 9ºC, Larissa, 14, disse que vai levar o tema da palestra para sua vida. “É bom ouvirmos sobre os resíduos e os impactos que eles têm causado, porque nos incentiva a ajudar e avisar as pessoas para separarem o lixo certinho”, disse.

Coleta seletiva

A Coleta seletiva é realizada periodicamente pela Ecopav Soluções Urbanas, em São Sebastião. No Centro, a coleta de lixo e sucata é diária, durante a manhã e a tarde. Na Costa Norte e Sul são dias e horários programados.

Confira a programação completa: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/coleta_lixo_11042017.pdf

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________