• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Curso orienta sobre alimentação saudável e o não desperdício de alimentos em Caraguá

Os participantes aprenderam técnicas de como diminuir o desperdício de alimentos, com dicas de planejamento de compras e receitas fáceis com produtos reaproveitados. Além da preparação de receitas.

Participantes durante o curso - Foto: Luis Gava/PMC

Aprender a reutilizar cascas, sementes, talos e diversos ingredientes que normalmente são desperdiçados. Este foi o principal objetivo do curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos promovido nesta quinta-feira (07/06) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no Banco Municipal de Alimentos.

Os participantes aprenderam técnicas de como diminuir o desperdício de alimentos, com dicas de planejamento de compras e receitas fáceis com produtos reaproveitados. Também foram produzidas receitas de salada de macarrão com talos, bolinho de casca de batata, pudim de pão e suco verde de limão com couve.

“Quando forem ao supermercado, já comprem os ingredientes pensando na receita que vão fazer. Não levem vários tipos de alimentos, assim evitam que estraguem em casa. Comprem apenas o necessário”, explicou a nutricionista Paula Almeida.

Com o aproveitamento dos alimentos, além de ter uma alimentação mais saudável, menos lixo será gerado. “Agreguem as sementes no dia a dia, elas são uma ótima fonte de nutrientes e fibras”, disse a nutricionista, Fernanda Cardoso.

A dona de casa Silvana de Araujo Toledo cursa Técnico em Cozinha, na ETEC Caraguatatuba, e já havia estudado sobre o assunto. “Com essa aula, adquiri mais conhecimento e experiência, pois já praticava o reaproveitamento em casa, além do que será tema de um trabalho do meu curso”, relatou Silvana.

Segundo dados da Agência Brasil, em 2016, foram desperdiçadas 41 mil toneladas de alimentos, tornando o Brasil um dos 10 países que mais perdem e desperdiçam alimentos, sendo que, um bilhão de pessoas não tem acesso aos alimentos e sofrem com desnutrição ou falta de alimentação adequada.

A nutricionista Fernanda Cardoso, explica que, várias soluções já foram pensadas para diminuir esses dados, como o próprio Banco de Alimentos ou descontos em produtos que estão próximos do vencimento ou que apresentem alterações visíveis. “Antes de tudo temos que começar a conscientização dentro de casa. O meio ambiente agradece”, disse.

A capacitação integra a programação da Semana de Meio Ambiente, que se encerra nesta sexta-feira (08/06).

Confira passo a passo das receitas fáceis

SALADA DE MACARRÃO COM TALOS

Ingredientes:

– 500g de macarrão tipo parafuso;

– 4 xícaras (chá) de talos de couve, agrião, rúcula, mostarda.

– 1 xícara (chá) de cenoura ralada;

– 1 cebola fatiada em meia lua (opcional);

– 3 colheres (sopa) de óleo

– Sal e cheiro verde picado a gosto;

– Maionese (opcional).

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão como de costume. Reserve. Pique os talos, misture à cenoura ralada e refogue no óleo com a cebola. Não deixe murchar os ingredientes, pois perderão seus nutrientes. Acrescente ao macarrão cozido, tempere com sal e cheiro verde e sirva. Se preferir, pode adicionar colheradas de maionese, mas o sal deverá ser controlado.

BOLINHO DE CASCA DE BATATA

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de casca de batata;

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

– 2 ovos;

– 2 colheres de salsinha picada com talos;

– Sal a gosto;

– 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó;

– Óleo para fritar.

Modo de preparo: Ferva as cascas de batata e bata no liquidificador. Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, a salsinha, o sal e o fermento. Misture bem. Aqueça o óleo e frite os bolinhos às colheradas.

PUDIM DE PÃO (REAPROVEITAMENTO)

Ingredientes:

– 8 pães de sal amanhecidos;

– 1 xícara (chá) de açúcar;

– ½ litro de leite;

– 1 xícara (chá) de queijo ralado (opcional);

– 3 ovos;

– 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga;

– Raspinhas de casca de limão (opcional).

Modo de preparo: Corte o pão em pedaços pequenos e coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata até a mistura ficar bem homogênea. Despeje em forma untada e leve ao forno para assar (não precisa ser em banho Maria). Polvilhe um pouco de canela por cima. Dicas: O queijo ralado pode ser substituído por coco ralado. A quantidade de leite depende da consistência do pudim. Se preferir mais macio, acrescente mais leite. Se preferir mais firme, menos leite.

SUCO VERDE DE LIMÃO COM COUVE

Ingredientes:

– 1 folha de couve;

– Suco de 1 limão (ou a gosto);

– 1 litro de água;

– Açúcar a gosto.

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Sirva gelado. Dica: O limão pode ser substituído por maracujá, abacaxi, melão, laranja, etc.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________