• Fonte: Paraty.com.br

Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta no Sesc Paraty

A Oficina de Estamparia Africana trabalha com processos africanos de tinturaria artesanal, usando técnicas milenares como adire-alabere (costuras) e adire-oniko (dobras e amarras), presentes em países como Burkina Faso, Congo, Nigéria, entre outros.

Foto: Divulgação

O Sesc Paraty e o Coletivo Bordados Poéticos convidam a dupla de artistas Eloisa Marques e Pedro João Cury para apresentar suas experiências nas Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta no Sesc Paraty.

A experiência com o projeto “Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”, contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra que possibilitou o intercâmbio cultural em comunidades quilombolas e em áreas periféricas no Brasil e em Cuba, inspirou as Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta, que acontecem nos dias 11 a 16 e 19 de junho, na Unidade Sesc Santa Rita. A dupla de artistas oferece aos participantes das Oficinas a oportunidade de expressarem caminhos, territórios vivenciais e afetivos em permanente busca da construção de Identidades.

A Oficina de Estamparia Africana trabalha com processos africanos de tinturaria artesanal, usando técnicas milenares como adire-alabere (costuras) e adire-oniko (dobras e amarras), presentes em países como Burkina Faso, Congo, Nigéria, entre outros. Na continuidade, a Oficina de Bordado sobre pano de Juta, com linhas e lãs coloridas percorrem as tramas do desenho para compor as cenas inspiradas no universo africano.

Professores Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Negra, Eloísa Marques é artista plástica e têxtil, educadora e jornalista. Em parceria com o artista plástico, sociólogo e cientista político Pedro João Cury, que frequentou a Escola de Folclore dos pesquisadores Rossini Tavares de Lima e Julieta de Andrade, e atualmente desenvolve Oficinas Culturais Criativas, juntos coordenam o projeto de pesquisa-ação “Artes e Ofícios - Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”, com foco na capacitação artesã, sustentabilidade econômica, formação de multiplicadores, intercâmbio cultural, com oficinas e exposições. Mantém parcerias com o Quilombo do Jaó, Itapeva (SP) e o Museo Casa de África Del La Oficina Del Historiador Del La Ciudad de Habana (Cuba). Representou o Brasil no III Mês da Cultura Brasileira, promovido pela Embaixada do Brasil em Havana. Complementa seus estudos no CEA - Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP.

Serviço Oficinas de Estamparia Africana e de Bordado sobre Pano de Juta, com Eloísa Marques e Pedro João Cury, que acontecem nos dias 11 a 16 e 19 de junho, horário, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.

Vagas Limitadas.

Como se inscrever As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15) ou através do e-mail: inscricoes.ccsp@sesc.com.br Todas as atividades são gratuitas Mais informações pelos fones: (24) 3371-4516 e 3371-8415

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________