• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Paróquia Santo Antônio será elevada a Santuário Diocesano

No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo.

Foto: Luís Gava/PMC

A Paróquia Santo Antônio, em Caraguatatuba, será elevada a Santuário Diocesano. O anúncio foi feito pelo Bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, neste domingo (10/06) durante a benção aos peregrinos que seguiram para a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, como parte das comemorações da 165ª Festa do Padroeiro.

No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo.

No caso do futuro “Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba”, será a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do Santo), que já se encontra na Igreja Matriz.

“Trata-se da Igreja mais antiga do município. A cidade de Caraguatatuba, que se desenvolveu a partir da Igreja, tem um povo devoto, acolhedor, que com certeza merece essa conquista que deverá também ser olhada como uma rota para o turismo religioso”, acredita o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Carlos Alberto da Silva, o Padre Beto, que junto com seus paroquianos, terá o período de um ano para proceder às modificações e adequações necessárias para que a Paróquia seja elevada oficialmente a Santuário.

Entre as modificações que devem ser realizadas até junho de 2019 está a construção de uma cúpula no Presbitério da Igreja, para que a relíquia de Santo Antônio seja exposta de forma permanente junto ao altar, além de adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros. Atualmente já são realizadas três Santas Missas diárias, outra exigência para que a Paróquia torne-se um Santuário Diocesano.

De acordo com o Bispo Dom José Carlos, a oficialização deverá ser feita por meio de decreto, neste mesmo período em 2019, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba. “Assim como o Pároco e sua messe, acreditamos que o sonho possa tornar-se realidade. Santuário Diocesano trará conforto espiritual da Graça de Deus inerente aos lugares sacros, reservados exclusivamente à oração e adoração, sobretudo no ano em que comemoraremos o jubileu de 20 anos da instalação da nossa Diocese”.

Missa Campal

A missa campal realizada neste domingo (10/06) no Morro Santo Antônio reuniu cerca de 500 pessoas, a maioria saindo em peregrinação da Igreja Matriz, no Centro.

Muitos fiéis percorreram o trecho carregando a imagem do Santo Padroeiro. Já no alto do Morro Santo Antônio, uma missa festiva foi realizada com a presença de centenas de pessoas.

A flâmula e as fitinhas de Santo Antônio comercializadas pelo Fundo Social de Solidariedade receberam a benção do pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Beto.

A celebração teve a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do secretário de Turismo, Cristian Alves de Souza, do secretário de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti, e do presidente da Câmara, Tato Aguilar.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________