• Da Redação

Para se vestir um animal tem que ter bom senso, mesmo em dias frios

Hoje em dia é quase impossível um tutor não se apaixonar pelas roupinhas para pets que o mercado oferece. São tantas opções, nos mais variados modelos e tecidos que fica difícil resistir.

Mesmo nos dias frios do outono e do inverno, existem algumas regras que devem ser seguidas quando o assunto é vestir cães e gatos.

A primeira, e mais básica delas é relativa à temperatura. Cães e gatos que passam a noite dentro de casa só devem ser vestidos quando a temperatura baixa dos 10/11 graus. Animais que passam a noite no quintal, podem se beneficiar de roupas quando a temperatura esteja em torno dos 15 graus, principalmente, se a previsão é de queda durante a noite.

Já cães e gatos que não tenham pelos, podem utilizar as roupinhas com a temperatura aos 17 graus. Mas, o melhor é sempre observar o pet. Se notar que ele está se sentindo desconfortável, melhor é deixar sem a roupinha. Quando o animal não está se sentindo bem com a roupa, ele costuma ficar encostando na parede ou em qualquer outra superfície, tentando tirar a roupa. É fácil de perceber. Outra forma do pet mostrar seu desconforto é mastigando a roupa.

Mas, mesmo com as temperaturas baixas, na hora que o sol aparece é necessário que o pet esteja sem a roupinha. Isso porque no Brasil, mesmo no inverno, a temperatura durante o dia pode subir facilmente para mais do que 20 graus. E isso pode ser prejudicial para o pet. Aliás, é bastante comum o tutor sair de casa deixando o pet vestido e quando volta para casa encontra a roupinha rasgada no chão ou completamente destruída. Isso provavelmente aconteceu porque a roupa estava incomodando bastante a ponto dele tentar tirar sozinho.

O problema de se deixar um animal vestido durante o dia, principalmente em dias de sol, é que a roupa pode ajudar o animal a desenvolver hipertermia, uma condição em que a temperatura do corpo do animal sobe muito e ele não consegue voltar ao normal. Um animal com hipertermia, quando não socorrido rapidamente, pode vir a óbito em alguns minutos. Gatos e cães não suam. Eles regulam a temperatura do corpo pela respiração.

Portanto, regrinha básica é: colocar a roupa durante a noite, em noites frias e tirar na manhã seguinte, principalmente se estiver sol. É claro que se você mora em regiões onde o frio é intenso, mesmo durante o dia, vale a pena deixa-lo vestido. Mas é justamente aí que entra o bom senso, temperaturas acima de 13/15 graus, dependendo da pelagem do animal, dispensam a utilização de roupas.

Animais idosos, filhotes, debilitados fisicamente ou desnutridos podem se beneficiar das roupinhas mesmo que a temperatura durante a noite, dentro de casa, esteja em torno dos 15 graus.

Se achar que o animal esteja com frio, utilize um cobertor. É muito mais fácil o pet se livrar de um cobertor caso sinta calor do que de uma roupinha.

E lembre-se: nada de roupas quando a temperatura estiver acima de 18 graus. Mesmo que o tutor esteja com frio. A temperatura corporal de cães e gatos é maior do que a dos seres humanos, portanto a sensação de frio e calor entre eles é diferente da nossa.

Para os cães, nada de roupas na hora do passeio. Se estiver muito frio, com temperatura abaixo de 10 graus, prefira utilizar um cachecol tipo gola ou faça o passeio no horário mais quente do dia, sempre sem roupas. O movimento vai esquentar o corpo do animal e não existe a necessidade de vesti-lo.

E mais importante ainda: nada de roupas na primavera ou verão. Mesmo que seja de tecido leve e mesmo que o tutor tenha se apaixonado pela roupa. Cães e gatos não precisam de roupas em dias com temperatura acima de 18 graus.

E, mesmo nos dias frios, observe o comportamento do animal. Se ele estiver se sentindo muito desconfortável, tire a roupa e ofereça o cobertor. Você pode até tentar novamente em outo dia para ver se ele acostuma. Mas, se mesmo depois do treinamento ele ainda preferir ficar sem a roupa, não insista. Para proteger seu pet do frio, é melhor deixá-lo confortável dentro de casa e com cobertas e cama à disposição.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________