• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela promove capacitação sobre confecção de papel artesanal a base de massa celulósica

Novas bituqueiras sustentáveis foram instaladas em diversos pontos da cidade.

Foto: Divulgação/PMI

Uma capacitação de papel artesanal, utilizando massa celulósica proveniente das bituqueiras sustentáveis da cidade, foi ministrada na terça-feira (12), para professores de Arte das escolas municipais da rede. A iniciativa foi da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Planejamento Urbano, Obras e Habitação. A capacitação aconteceu no PEII Barra Velha, aplicada por representantes da empresa Poiato Recicla.

Cada professor pôde fazer um bloco de papel utilizando o material recolhido das bituqueiras. A ação faz parte do projeto “Coleta, Reciclagem e Educação Ambiental”.

“Continuamos a avançar em ações de educação ambiental para conscientizar a população da necessidade de preservação do meio ambiente e possibilidade de reuso de alguns materiais”, comentou o prefeito Márcio Tenório, que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, ao evento.

A instalação das bituqueiras sustentáveis visa contribuir para a preservação do meio ambiente e também gerar economia. Isso porque, os materiais a serem retirados mensalmente dos equipamentos serão reutilizados em capas de caderno, livros, papéis sulfite, entre outros objetos, assim como foi demonstrado na capacitação. As bitucas são embaladas em recipientes adequados e encaminhados à reciclagem, onde é feita desintoxicação para posterior uso.

Entre ontem (13), e hoje (14), a Prefeitura instalou 36 novas bituqueiras sustentáveis em diversas áreas da cidade que já conta com 11 delas, instaladas no início do ano. A previsão é de que até amanhã (15), outras 24 bituqueiras já estejam disponibilizadas para o uso.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.