• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião realiza II Encontro de Combate à Violência contra o Idoso

O objetivo do encontro foi tornar conhecidos os tipos de violência que os idosos sofrem e os canais de denúncia disponíveis.

Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação e de Saúde, realizou nesta sexta-feira (15/06) o II Encontro de Combate à Violência contra o Idoso, na Igreja Matriz de São Sebastião. O encontro contou com a presença de aproximadamente 150 idosos.

O evento teve o apoio das organizações da sociedade civil como o Conselho do Idoso, Comitê de Vigilância à Violência (Comviv), Faculti, Polvo, CCTI Ponta da Cruz e Lar Vicentino.

Segundo a diretora da SEPEDI e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juliana Carvalho, o objetivo do encontro foi tornar conhecidos os tipos de violência que os idosos sofrem e os canais de denúncia disponíveis.

O encontro contou a palestra da delegada Júnia Cristina Leme Macedo, com o tema “A Violência no Âmbito da Família” que apresentou o Estatuto do Idoso e ressaltou os direitos que eles têm a partir dos 60 anos. Também falou sobre os crimes, como abandono, maus tratos, abusos e violências física, sexual e psíquica. “Ninguém deve ser deixado de lado. Precisamos nos tornar mais humanos”, afirmou a delegada.

Em seguida, o professor, dançarino e coreógrafo Thiago Ferrarezi, realizou uma palestra e vivência com o tema “Relacionamento dom Idosos: Empatia e Humanização”. Segundo Ferrarezi, a intenção da vivência foi alertar sobre a importância, principalmente ao público jovem, da empatia durante o processo de envelhecimento em que os idosos têm a mobilidade reduzida, maior sensibilidade e estão mais suscetíveis a doenças.

Ferrarezi apresentou quatro vídeos, um que retratava casos de crimes contra idosos e outros três que demonstravam exemplos de empatia. “Os vídeos foram a forma que encontrei de demonstrar e alertar o próprio idoso, seus filhos e familiares que a ausência de empatia pode levar aos crimes”, disse.

Para Sebastião Passareli, 78, atual vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, esse tipo de encontro é importante e deveria ser mais abordado. “A linha de esclarecimento que se teve hoje com as palestras é de suma importante para os idosos, para que tenham consciência dos nossos direitos. Meu desejo é levar essa discussão para as áreas mais afastadas”, declarou.

O vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco, deixou um recado aos idosos. “É gratificante saber que todos vocês educaram famílias aqui de São Sebastião. Fico feliz de ver quantos rostos reconheço desses 32 anos que estou aqui”, finalizou.

Tipos de Violência

Para denunciar é importante conhecer quais são os tipos de violência, pois esta pode apresentar-se de várias maneiras. Um exemplo clássico é o abandono, que vai desde deixar o idoso no quartinho do fundo da casa, retirando-o do convívio e relações familiares, assim como ausência de prestar socorro necessário.

Outros exemplos de violência são a negligência (recusa ou omissão de cuidados necessários, como dar medicamentos ou alimentação adequada); o abuso financeiro (exploração imprópria ou ilegal, ou o uso não consentido dos seus recursos financeiros e patrimoniais); a violência física (uso da força física contra o idoso, inclusive para fazê-lo realizar algo contrária a sua vontade); violência psicológica (agressões verbais e gestuais que provoque humilhação e/ou sofrimento mental); e por último, a violência sexual (caracterizada pela ameaça ou ato físico com o idoso).

Canais de denúncia

Número nacional para denúncias de violência: 100

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Rua Ubatuba, 256 – Vila Amélia Telefone: (12) 3892-2062

Ministério Público

Praça Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, s/nº - Centro – Tel. (12) 3892-1616 - gaemaln@mpsp.mp.br

Defensoria Pública

Rua Emidio Orselli, 333 - Varadouro – Tel.: (12) 3892-5500

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Rua Floriano Peixoto, 200 – Vila Amélia – Tel.: 3892-3632

Guarda Civil Municipal (GCM)

Rua Sebastião Silvestre Neves, 185 – Centro – Tel.: 3891-2143

Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, por meio de notificações compulsórias dos casos suspeitos por ocasião dos atendimentos na rede

Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 - 1º Andar, Centro

Tel.: (12) 3891-3411 / 3891-3419 – e-mail: sesau.visa@saosebastiao.sp.gov.br

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso

Rua Prefeito Mansuetto Pierotti, 391, loja 4, Centro

Tel.: (12) 3891-3400 – email: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br

Conselho Municipal do Idoso

Rua Prefeito Mansuetto Pierotti, 391, loja 4, Centro

Tel.: (12) 3891-3400 - conselhodoidoso@saosebastiao.sp.gov.br

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________