• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Projeto Garoçá realiza Primeira Caminhada Ambiental na Costa Norte de São Sebastião

Durante a caminhada, os alunos levaram faixas e distribuíram lixeiras e panfletos com informações sobre o tema, ressaltando a importância sobre a conscientização com relação ao destino do lixo.

Caminhada ambiental do Projeto Garoçá - Foto: Celso Moraes/PMSS

Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente, alunos do projeto Garoçá participaram nesta quinta-feira (21/06) da “Primeira Caminhada Ambiental” pelo entorno do Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião.

Muitos parceiros caminharam com as crianças: Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) – Regional Costa Norte, Projeto Tecendo as Águas, do Supereco; ECOPAV, Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, vizinhos e pais de alunos.

Durante a caminhada, os alunos levaram faixas e distribuíram lixeirinhas e panfletos com informações sobre o tema, ressaltando a importância sobre a conscientização com relação ao destino do lixo.

“Cada um deve fazer a sua parte: Cuidando, preservando e ajudando”, disse a aluna Isabella Gomes, que ganhou o prêmio em um concurso de melhor frase sobre o Meio Ambiente.

“Fico feliz de saber que temos tantos parceiros e que a comunidade está engajada. Crianças são multiplicadoras de conhecimento. Com certeza quando chegam em casa contam aos familiares um pouco do que aprenderam. Espero que, no futuro, cuidem do nosso planeta com muito carinho e respeito”, disse a professora de Apoio Pedagógico, Fabiana dos Santos.

Com a parceria do Supereco, foi instalada na sede do Garoçá uma composteira, que ajudará a formar o húmus, que será utilizado na horta feita pelas crianças.

“Não tem sido fácil vencer a limpeza. Esse movimento vem ao encontro de uma necessidade nossa do momento. Quando o bairro está limpo, até os imóveis são valorizados. Temos aqui encontro de gerações conscientizando a população. Que esse seja o primeiro de muitos”, ressaltou o diretor da Regional Costa Norte, Diogo Nascimento.

Uma exposição com objetos feitos com materiais recicláveis pelos alunos foi aberta pela primeira vez às famílias e a comunidade no Garoçá, com o objetivo de mostrar às crianças que é possível transformar a sucata em objeto de uso. “Usamos garrafas pet, bolinhas de papel higiênico, CDs, revistas, caixas de leite. A gente pode contribuir fazendo um pouquinho a cada dia”, destacou Fabiana.

Alunos da fanfarra da Escola Municipal Cinthia Cliquet Luciano também participaram da caminhada.

Vivência

Ainda durante o mês do Meio Ambiente, no dia 29 de junho será realizada a 4ª vivência ambiental do Garoçá, das 9h às 14h.

“As crianças estão montando apresentações (música, teatro, poesia, dança e exposição de trabalhos artísticos) sobre o meio ambiente, sobre a água, a conservação, sobre nosso serviço de acolhimento. Através da educação ambiental a gente pode transformar tudo”, finalizou Fabiana.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________