• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Banco de Alimentos de Caraguatatuba já encaminhou 35 toneladas para entidades sociais

Os alimentos que não podem ser doados são transformados em molhos, geleias, patês, sucos, entre outros.

Alimentos doados - Foto: Luis Gava/PMC

Com quase um ano de funcionamento, o Banco de Alimentos de Caraguatatuba, arrecadou mais de 44 toneladas de alimentos que seriam descartados pelos supermercados do município e região. Um trabalho que combate o desperdício e ao mesmo tempo, beneficia 21 entidades sociais.

Deste total arrecadado, 35 toneladas foram reaproveitadas após passar por uma rigorosa triagem realizada pelas nutricionistas do equipamento. O processo envolve refrigeração, seleção, reembalo e divisão por kits para distribuição às entidades.

Os alimentos que não podem ser doados são transformados em molhos, geleias, patês, sucos, entre outros. “São produtos de consumo rápido. Desta forma não perdemos nada que recebemos”, explica nutricionista Fernanda Cardoso.

A nutricionista também destaca que em comparação ao ano passado, este ano já houve um aumento no reaproveitamento dos alimentos recebidos. “Em 2017, 64% dos produtos arrecadados foram doados. Até o mês de junho de 2018, já reaproveitamos 89,1%. Isso mostra o trabalho de conscientização que o Banco tem feito com os comerciantes. Eles já repassam antes que comecem a estragar”, declara Fernanda.

As doações são feitas pelo Cauana Hortifruti de São José dos Campos e hipermercados da cidade (Spani Atacadista, Semar, Gama e Laticínios Litoral Norte), além dos agricultores locais, que semanalmente entregam as mercadorias.

Além de todo este trabalho, o Banco de Alimentos juntamente com o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) capacitou desde o início do ano, 216 pessoas, nas oficinas de manipulação de alimentos, Padaria Artesanal, salgados e doces e reaproveitamento de alimentos.

Doadores interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-3551 ou pelo email bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador dos produtos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________