• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Centro Profissionalizante de São Sebastião forma bartenders em Cambury

Com carga horária de 48 horas, o curso se estendeu por três semanas seguidas, formando profissionais para atuarem nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Alimentação, trabalhando no preparo e serviço de bebidas e coquetéis.

Curso de bartender - Foto: Luciano Vieira/PMSS

Dentro da programação de cursos oferecidos pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP) – departamento ligado à Secretaria da Educação – um grupo de alunos finalizou, na última semana, o curso de Bartender, realizado em parceria com o SENAC no hotel NauRoyal em Cambury, Costa Sul de São Sebastião. Com carga horária de 48 horas, o curso se estendeu por três semanas seguidas, formando profissionais para atuarem nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Alimentação, trabalhando no preparo e serviço de bebidas e coquetéis.

Dentre os conteúdos ensinados estão: Postura, Planejamento de Carreira, Vocabulário Técnico e Consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Também foi abordada a questão da segurança aplicada à operação do bar: Tipos de riscos do ambiente laboral de estabelecimentos de serviços de A&B, Ergonomia no posto de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Primeiros Socorros.

Foram trabalhados ainda, durante o curso, o conceito de 5 R’s: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar; Bebidas alcoólicas e coquetelaria: contextualização histórica e geográfica; Tipos de bebidas: principais processos de produção de bebidas alcoólicas e principais regiões produtoras de bebidas; Introdução a mixologia: conceito, importância da pesquisa, processo criativo; Classificação dos coquetéis: principais coquetéis da IBA, coquetelaria contemporânea. Escolas de coquetelaria: Asiática; Europeia; Norte Americana; Tropical; Xaropes e licores no preparo de coquetéis; Conceito e objetivos das unidades de medida; Técnicas de Dosagem; Temperatura do Coquetel; Coquetéis: montados, batidos, mexidos; Características de bebidas: densidade, teor alcoólico, cor, sabor, aroma; Técnicas de preparo: flambados, frozen, trifásicos; Atendimento ao cliente: tipos e perfis de clientes (características, desejos e necessidades); Pedidos: anotação, abertura, fechamento de contas, formas de pagamento; e Vendas de bebidas: etapas, técnicas de vendas, ações para fidelização do cliente.

O curso formou 15 alunos ensinando o desenvolvimento de competências profissionais, da percepção analítica, do raciocínio hipotético e da solução sistemática de problemas, por meio de perguntas, considerando experiências e/ou conhecimentos prévios, de modo a assegurar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos/com os outros e o aprender a ser; condições básicas para a autonomia individual e profissional.

Para a realização do curso, o CIP contou com o apoio do Hotel NauRoyal. “Deixamos aqui nossos agradecimentos ao proprietário Roberto Kalil Ibrahim e a todos cooperadores envolvidos, que tornaram mais este sonho possível”, disse a chefe de divisão do CIP, Adriele Aguirre.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________