• Da Redação

Encontrou um animal abandonado ou precisando de ajuda? Resgate.

O abandono de animais é um problema de toda sociedade. Não adianta tentar empurrar o problema para o governo ou para as entidades de proteção animal. A responsabilidade por animais em situação de abandono é de todos nós. Cada um fazendo a sua parte, mesmo que seja pouco, já é suficiente para mudar a vida do animal. E ajudar a diminuir o problema.

Muita gente acha que o problema dos animais em situação de abandono, doentes ou sadios, é responsabilidade do poder público. Na verdade, o estado tem responsabilidade, sim, pelos animais que se encontram em situação de rua. Mas, obrigação de recolher, ele só tem mesmo pelos animais doentes cuja enfermidade apresenta riscos para a saúde das pessoas, e também pelos agressivos que colocam em risco a integridade física de humanos e animais.

Isto posto, o problema sobra para as entidades de proteção animal e para os protetores independentes. Pessoas comuns que escolheram doar parte da sua vida para ajudar os animais em situação de abandono e maus tratos. Mas, tanto as entidades de proteção quanto os protetores independentes estão, invariavelmente, além do seu limite. Seja financeiro ou de espaço.

E esperar que eles ajam é condenar o animal a morte certa. Também não adianta ficar batendo boca com os protetores ou tentando convencê-los de que o problema não é seu. Eles já estão fartos dessa conversa. Na realidade, se o problema apareceu para você é porque você se importa com isso. Logo, por menos que se importe, tem condições de solucioná-lo.

O problema é de todos e fácil de resolver

Enganam-se aqueles que acham que não têm nada a ver com esse problema. Na realidade, todos temos. Esse é um problema de toda sociedade. E, se cada um fizer a sua parte, o problema irá diminuir consideravelmente. Você pode não salvar todos que precisam, mas, com certeza, irá mudar a vida daquele que você resgatou.

Portanto, apareceu um animal abandonado no seu caminho, resgate-o. Encaminhe-o para uma consulta veterinária para determinar a idade e as condições gerais de saúde do animal. Se tiver condições, providencie a castração para ajudar a diminuir o problema do aumento do número de animais abandonados. Você pode não acreditar, mas a castração de um só animal, tira dezenas de outros das ruas.

Ele também irá precisar de um anti-pulga e anti-carrapatos, um vermífugo, ração e, muito provavelmente, de um banho. Em alguns casos, uma tosa também será bem-vinda.

Sozinho ninguém faz nada

Tudo isso custa um pouco, mas, se você não tiver condições no momento, pode fazer uma rifa ou pedir ajuda de amigos. Cada um dando um pouquinho, vocês conseguirão resolver o problema. A solidariedade é sempre a melhor saída.

Outra opção é conversar com o veterinário de sua confiança ou do seu bairro e pedir para cobrar valores sociais. Explicando com jeitinho a situação, é bem provável que você consiga além dos descontos, ajuda na divulgação do animal para adoção. Às vezes, ele mesmo tem algum cliente que está à procura de um animal para adotar. E não desanime, se ele te convencer que não pode dar descontos, ou se você perceber que ele não é muito de ajudar, procure outro. Existem vários veterinários que realizam a própria parte de responsabilidade social.

Depois, quando o animal estiver saudável e pronto para adoção, você divulga nas redes sociais e também em cartazetes espalhados pelo lugar em que você mora. Com um pouco de paciência, logo você encontra uma família boa e cheia de amor para adotar e dar uma vida digna para o animal que você acabou de salvar. Aqui também vale a dica de ir conhecer a casa em que ele vai morar e a família que irá adotá-lo. Não adianta doar para qualquer um só para se livrar do pet. E a casa tem que ter segurança e muros que impossibilitem que o animal fuja novamente. Você não vai querer que ele acabe nas ruas de novo, não é mesmo?

Resgatar um animal abandonado, além de um ato de civilidade, é também um ato de amor e só trará benefícios para você. Não existe recompensa melhor neste mundo do que saber que você salvou uma vida.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________