• Fonte: Paraty.com.br

Sesc Caborê recebe atrações na Pré Flip 2018

De 20 a 25 de julho, a unidade Caborê estará aberta ao público com diversas atividades gratuitas, para todas as faixas etárias. A ideia é oferecer à comunidade local e regiões próximas uma prévia das atrações preparadas especialmente para o festival literário.

Crédito da foto: Edu Pimenta

Teatro, música, cinema, exposição e oficinas fazem parte da programação da Pré-Flip, evento que antecipa um pouco do que o Sesc vai apresentar durante a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip 2018. De 20 a 25 de julho, a unidade Caborê estará aberta ao público com diversas atividades gratuitas, para todas as faixas etárias. A ideia é oferecer à comunidade local e regiões próximas uma prévia das atrações preparadas especialmente para o festival literário. Este é o segundo ano de realização da Pré-Flip. Em 2017, o evento marcou a abertura da nova unidade, localizada em um terreno de 28 mil metros quadrados no bairro Caborê. O local vem aos poucos sendo estruturado para se transformar em um polo de formação de públicos e artistas, ampliando as ações culturais do Sesc na região da Costa Verde. A programação conta com a abertura da exposição Yano-a, da fotógrafa Claudia Andujar, que retrata seu longo envolvimento com a Amazônia brasileira e o povo indígena Yanomami; filmes da Mostra CineSesc para crianças; e apresentações da cantora Badi Assad, entre outras atrações. Programação Pré-Flip 2018 - Sesc Paraty - Unidade Sesc Caborê

Artes Cênicas

- 20/07 - 20h - Teatro - Espetáculo Cabeça A peça dialoga com os 30 anos do álbum icônico “Cabeça Dinossauro”, da banda de rock Titãs, e cria uma ponte entre 1986, ano de lançamento do disco, e os dias atuais por meio dos temas das canções em diálogo com histórias pessoais dos atores. Montagem do coletivo teatral Complexo Duplo. 1h50 (com intervalo de 10 minutos). Classificação indicativa: 16 anos

- 21 a 25/07 - 10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO, com o grupo Teatro Público. Oficina ministrada pelos integrantes do grupo Teatro Público que nasceu em 2011, em função da realização de um projeto de habitação teatral desenvolvido no bairro Lagoinha em Belo Horizonte, MG. A proposta de compartilhar a pesquisa desenvolvida pelo grupo através de intervenções cênicas, exibição de materiais de registro dos processos, relatos de experiências, e reflexões sobre os trabalhos. 15 Vagas.

- 22/07 - 20h - Teatro - CLARICE LISPECTOR E EU: O MUNDO NÃO É CHATO. Com quase 40 textos de Lispector, com humor e leveza, o público é convidado a refletir sobre diversas situações do cotidiano: o desencaixe, a timidez, a ousadia, o amor e olhar político social transitam em todos os personagens escritos por Clarice Lispector. Na peça, Rita Elmôr, que também assina a dramaturgia, dialoga com a faceta mais solar de Clarice. 65 minutos. Classificação Indicativa 14 anos.

Artes visuais

- 20/07 - 17h - Cinema - XAPIRI - De Leandro Lima e Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Stella Senra e Bruce Albert - Documentário - 54m - Xapiri é uma palavra yanomami usada na designação tanto dos xamãs, as «pessoas-espíritos» (xapiri thë pë), quanto dos seus «espíritos auxiliares» (xapiri pë). Xapiri é um filme experimental, inspirado no xamanismo yanomami. Suas imagens foram registradas por ocasião de dois encontros de xamãs na aldeia Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012.

- 20 a 29/07 - 10h às 20h -Unidade Sesc Caborê - Exposição Yano-a - CLAUDIA ANDUJAR Claudia Andujar é fotógrafa e ativista suíça, naturalizada brasileira, com longo envolvimento com a Amazônia brasileira e o povo indígena Yanomami, habitantes dos Estados de Roraima e Amazonas, na região próxima à fronteira com a Venezuela. No mundo Yanomami, Yano-a é o lar de grandes famílias. É também o local das festividades, da cura xamanica, da confraternização entre as comunidades e, é claro, é o lugar onde as famílias vivem e criam crianças que crescem e aprendem a viver. Audiovisual

- 20 a 24/07 - 14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças

20/07 - 14h às 16h - Porco Rosso: O Último Herói Romântico. De Hayao Miyazaki, 1992 Fantasia/Realismo mágico 1h 42m, Classificação Indicativa Livre. Transformado em uma espécie de porco humano, um piloto tenta salvar vítimas de piratas.

21/07 - 14h às 16h - Serviço de Entregas de Kiki. De Hayao Miyazaki, 1989 Drama/Fantasia 1h 42min, Classificação Indicativa Livre. Kiki é uma jovem bruxa de treze anos, ainda um pouco imatura e teimosa. Ela vai para a costa europeia para aprimorar seus poderes, porém, sua insegurança fará com que ela perca sua mágica. Kiki terá que vencer seus medos para poder recuperar os poderes.

22/07 - 14h às 16h - Abril e o Mundo Extraordinário. De Franck Ekinci, Christian Desmares, 2015, Drama/Mistério 1h 46m. Classificação Indicativa Livre. Na França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, pessoas desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Abril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles.

23/07 - 14h às 16h - O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes. De Walbercy Ribas, Rafael Ribas, 2009 Fantasia/Animação 1h 20m. Classificação Indicativa Livre. O Grilo Feliz quer gravar um CD, assim como os sapos que formam uma banda de rap. Mas a vilã Trambika pirateia as músicas. Eles vão se meter em altas confusões e terão que enfrentar insetos gigantes.

24/07 - 14h às 16h - Asterix e o Domínio dos Deuses. De Alexandre Astier, Louis Clichy. 2014 Aventura/Comédia 1h 25m. Classificação Indicativa Livre. O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Um dia, ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

- 23 a 28/07 - 09h às 13h - Cinema- Oficina GRITO FILMES - 15 Vagas G.R.I.T.O Filmes é um coletivo formado por cineastas, fotógrafos, cinegrafistas e mídia ativistas fazendo cobertura de eventos culturais de rua. Já produziram vários vídeos e seus idealizadores irão desenvolver seus vídeos junto com os participantes da oficina.

Literatura

- 24/07 - 20h - Geodésica - BAIÃO DE SPOKENS

Projeto litero-musical que mescla performances poéticas com experimentações sonoras, musicais e visuais, incorporando elementos de intervenção urbana. Participação especial de BNegão.

Música

- 21/07 - 18h às 20h - Palco - Apresentação musical "Volta ao Mundo em 80 Artistas", com BADI ASSAD

Badi Assad convida para uma volta ao mundo. A cantora, compositora e violonista estreia em Paraty o show baseado no lançamento do seu primeiro livro "Volta ao Mundo em 80 Artistas", com histórias de artistas de todos os continentes. No repertório, mu´sicas de diferentes estilos e etnias, Badi canta em idiomas diferentes - autorais, releituras frescas ou já gravadas nos mais de 14 discos lançados pelo mundo. A música vem acompanhada de boas histórias, que a influenciaram ou que ela mesma vivenciou nestes mais de 26 anos de carreira internacional.

- 22/07 - 16h às 17h30 - Palco - Apresentação musical infantil Cantos de Casa, com BADI ASSAD Tudo é instrumento! Badi Assad convida as crianças para brincar por todos os Cantos de Casa, transformando diversos objetos em instrumentos musicais. O show rico em musicalização infantil, dirigido pelo premiado Angelo Brandini, mostra para os pequenos como o dia a dia e a nossa casa são repletos de música, conduzindo as crianças pela sua própria rotina para descobrir este ambiente criativo e cheio de sonoridade.

- 22/07 - 17h - Jardim - CHARANGA DO FRANÇA Idealizado pelo saxofonista e arranjador Thiago França (Metá), o conjunto faz referência às tradicionais charangas que costumavam animar as torcidas de futebol nos estádios brasileiros. Conhecida do carnaval paulistano, a banda assume o formato de bloco e faz ensaio aberto.

- 23/07 - 19h - Palco - SAMBA DA BENÇÃO O grupo Samba da Benção nasceu, em Paraty (RJ), do entusiasmo de um grupo de amigos músicos que gostam de uma boa roda de samba. Formado por músicos locais, o grupo adotou a praça em frente à Igreja Matriz de Paraty e promove todas as segundas-feiras um movimento musical que ocupa o espaço público com música ao vivo de seus integrantes e convidados.

Como se inscrever: As inscrições para as oficinas “A Máscara em Suspensão” e G.R.I.T.O Filmes, podem ser realizadas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15) ou através do e-mail: inscricoes.ccsp@sesc.com.br Serviço Sesc na Pré Flip 2018 - de 20 a 25 de julho Unidade Sesc Caborê, Av. Octávio Gama, 1709, Caborê, Paraty. RJ. Todas as atividades são gratuitas

20/07/2018 - Sexta-feira

14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças: Porco Rosso: O Último Herói Romântico. 17h - Cinema - XAPIRI - Documentário - 54m. Bate-papo com a diretora Gisela Motta após a exibição do documentário. 18h30 às 19h45 - Abertura da exposição Yano-a, da fotógrafa Claudia Andujar 20h - Teatro - Espetáculo CABEÇA

21/07/2018 - Sábado

10h às 20h - Jardim - Exposição Yano-a - Fotografias de Claudia Andujar

10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO 14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças: Serviços de Entregas de Kiki 18h às 20h - Palco - Apresentação musical "Volta ao Mundo em 80 Artistas", com BADI ASSAD

22/07/2018 - Domingo

10h às 20h - Jardim - Exposição Yano-a - Fotografias de Claudia Andujar 10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO 14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças: Abril e o Mundo Extraordinário 16h às 17h30 - Palco - Apresentação musical infantil “Cantos da Casa”, com BADI ASSAD 17h às 18h30 - Jardim - CHARANGA DO FRANÇA 20h - Teatro - CLARICE LISPECTOR E EU: O MUNDO NÃO É CHATO.

23/07/2018 - Segunda-feira

10h às 20h - Jardim - Exposição Yano-a - Fotografias de Claudia Andujar 09h às 13h - Cinema- Oficina G.R.I.T.O FILMES 10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO 14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças: O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes 19h - Palco - SAMBA DA BENÇÃO 24/07/2018 - Terça-feira

10h às 20h - Jardim - Exposição Yano-a - Fotografias de Claudia Andujar

09h às 13h - Cinema - Oficina G.R.I.T.O FILMES 10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO 14h às 16h - Cinema - Mostra CineSesc Para Crianças: Asterix e o Domínio dos Deuses 20h - Geodésica - BAIÃO DE SPOKENS. Participação especial de BNegão.

25/07/2018 - Quarta-feira

10h às 17h - Jardim - Exposição Yano-a - Fotografias de Claudia Andujar 09h às 13h - Cinema - Oficina G.R.I.T.O FILMES 10h30 às 13h30 - Geodésica - Oficina A MÁSCARA EM SUSPENSÃO

Números dos telefones para informações: (24) 3371-4516 / 3371-8415

[ Charge ]_______________________________