• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Abertura da 62ª edição dos Jogos Regionais promete entrar para história do torneio e das cidades sed

Bandas marciais, shows musicais, apresentações culturais, circenses e muito mais.

Foto: Divulgação/PMI

Com muita dedicação, empenho e trabalho em grupo, a expectativa está chegando ao fim para dar lugar à emoção, com a abertura da 62ª edição dos Jogos Regionais em Ilhabela, que promete entrar para a história do torneio e das duas cidades sedes.

Com preparação digna de uma miniolimpíada, a cerimônia oficial será realizada no PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela) da Barra Velha, nesta quarta-feira (18), a partir das 18h com a abertura dos portões. A entrada do público será embalada por uma banda local. “É uma honra para Ilhabela, em parceria com a nossa “irmã” São Sebastião, ser parte desse grande evento que envolve 38 das cidades que compõe a 2ª Região do Estado de São Paulo. Trabalhamos muito, num esforço conjunto, para prepararmos os equipamentos esportivos onde serão realizadas as competições e, assim, oferecemos condições adequadas para um evento de alto nível”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O cerimonial acontece seguindo todos os protocolos, como composição de autoridades, bandeiras, hinos e entrada das delegações. “Para nós é um orgulho muito grande compartilhar esta experiência inédita em recepcionar tantas cidades, atletas e participantes em um dos mais tradicionais celeiros esportivos do Estado de São Paulo. Tradicionalmente os Jogos Regionais permitem a interação e confraternização dos atletas de uma forma sadia e prazerosa” disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

O palco montado no campo do PEII fica em frente à arquibancada. “Teremos espaço especial reservado para os nossos idosos, alunos da Apae e pessoas com deficiência, que estarão presentes para prestigiarem este evento inédito em nossa cidade, com conforto e acessibilidade”, destacou Tenório.

Visando atender ainda mais as questões de acessibilidade, além do espaço acessível, uma intérprete de libras, fará a tradução simultânea do evento, possibilitando que deficientes surdos/mudos consigam acompanhar a festa.

A produção também montou um espaço que será ocupado pela da Banda Marcial de Ilhabela sob a regência do maestro Victor Hugo, e para a Banda Marcial de São Sebastião, Maestro Manuel Ladislau de Mattos, sob a regência do maestro Almir Clemente, que irão participar em dois momentos distintos da cerimônia.

As apresentações culturais ficam por conta da Apae de Ilhabela, e de uma coreografia produzida pela KM Studio de Dança com a participação dos grupos: D.A.R (Dança de Rua e Arte de Ilhabela), Studio de dança Anderson Rodrigues e D.R. (Descendentes de Rua de São Sebastião).

O ápice do evento é à entrada da tocha olímpica, que acenderá a pira. Até chegar ao seu destino a tocha foi conduzida por um paratleta, atletas, e pelos prefeitos das duas cidades. Essa movimentação foi gravada em vídeo e será transmitida no evento. “Quando o vídeo for encerrado, o trajeto segue ao vivo pelo campo rumo à pira, que será acesa. Após essa simbologia, será feito o juramento do atleta”, explicou o secretário de esportes do arquipélago, José Roberto de Jesus.

A tocha foi inspirada em um molusco comum na região, o “preguai”. “A escolha da tocha, remete à nossa região, a nossa cultura, à nossa gente. Ela simboliza algo em comum entre as duas cidades, que carinhosamente chamamos de cidades-irmãs”, finalizou Tenório.

Delegação de Ilhabela

O arquipélago participa desta edição dos Jogos Regionais com 235 atletas, distribuídos em 27 modalidades.

Segurança e atendimentos médicos

É estimado que mais de seis mil pessoas transitem entre Ilhabela e São Sebastião, nestes dez dias de competições. Os municípios pensaram na segurança e na saúde de todos os envolvidos. “Ilhabela receberá 17 delegações, que ficarão alojadas nas escolas do município. Haverá por parte da Polícia Militar um planejamento de forma que todas elas sejam assistidas por um programa de patrulhamento e estacionamentos de viaturas, policiamento de rotina, além da Atividade Delegada. Os locais de jogos terão policiamento, em especial aqueles que serão realizados em ginásios e estádios”, afirmou o diretor especial de segurança pública, sargento Reginaldo Pereira da Silva.

Já a Secretaria de Saúde, montou um esquema especifico de plantão, durante os dias de competições, com duas ambulâncias, oito motoristas e oito técnicos de enfermagem do Samu, oito fisioterapeutas e sete técnicos/auxiliares de enfermagem.

Programação dos Jogos

Com duas sedes, os alojamentos, disputas e modalidades estarão divididos entre as duas cidades, confira a programação site oficial: http://jogosregionais2018.com.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________