• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba fará o plantio de árvores em 100% das escolas municipais até agosto

Uma das escolas já beneficiadas foi a EMEF Dr. Carlos Rodrigues de Almeida, no Jardim Primavera, que recebeu em seu entorno mudas de plantas nativas como o ipê, o cambuci, a pitanga. No bairro Rio do Ouro, o plantio foi feito na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aida de Almeida Castro Grazioli.

Mudas plantadas na calçada em frente à Secretaria de Serviços Públicos - Foto: Luiz Gava/PMC

O Plano Municipal de Arborização Urbana, da Prefeitura de Caraguatatuba, prossegue com o plantio de mudas em diversos pontos da cidade. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), dentro do programa Espaço Árvores, e deve alcançar, até o mês de agosto, 100% de plantio em Escolas Municipais e 80% em prédios públicos.

Uma das escolas já beneficiadas foi a EMEF Dr. Carlos Rodrigues de Almeida, no Jardim Primavera, que recebeu em seu entorno mudas de plantas nativas como o ipê, o cambuci, a pitanga. No bairro Rio do Ouro, o plantio foi feito na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aida de Almeida Castro Grazioli.

A ação obedece critérios estabelecidos pela Cartilha de Arborização Urbana, que, entre outras orientações, determina que a arborização urbana deve ser feita de forma compatível com equipamentos urbanos como: fiação elétrica, entrada de garagem, mobiliário urbano, caixa de inspeção, poste de iluminação. Além disso, outro critério a ser observado é o de acessibilidade.

Município VerdeAzul

O cultivo faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas. As árvores são plantadas tanto nos passeios públicos como em canteiros, compondo espaços vazios existentes e gerando uma melhoria na qualidade do ambiente.

O secretário da Smaap, Marcel Giorgeti, destaca a importância dos plantios, lembrando que são utilizados critérios pré-estabelecidos para a realização desse trabalho. “São critérios que vão desde a escolha da região, como da espécie adequada para cada local e o período do plantio”, explicou.

O secretário destaca ainda que a arborização das calçadas é um importante componente ambiental da cidade. “Essa ação, além do incremento de árvores, promove a arborização de forma planejada, evitando a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evita ou diminui futuras ações de manejo para adequação ao espaço”, completou Giorgeti.

Cartilha de Arborização

Para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência, a prefeitura desenvolveu a Cartilha de Arborização Urbana, com orientações básicas necessárias para a realização dos plantios e informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.

O material está disponível no site da Prefeitura ou pelo link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/05/cartilha_arborizacao_meio_ambiente.pdf

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________