• Denise Martins Silveira

Museu da Língua Portuguesa inspira menu gastronômico na FLIP

O Museu da Língua Portuguesa será a inspiração de um menu gastronômico na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) de 2018. A ação terá participação de 25 restaurantes, e cada um vai produzir uma versão autoral de um prato proveniente de países que falam o português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Foto: Divulgação/PMP

O Menu Museu da Língua Portuguesa terá pratos como muzonguê (espécie de caldo de peixe com batata doce e aipim, típico de Angola), espetada de camarão (especialidade de Moçambique), arroz de pato (receita trazida de Portugal) e moqueca de legumes (adaptação do prato brasileiro). O visitante que provar uma dessas opções também ganhará um livro representativo da literatura do país de origem das iguarias. A lista de autores vai de Clarice Lispector ao angolano Ondjaki.

A agenda cultural do Museu da Língua Portuguesa na Flip contempla também apresentações musicais de artistas atuantes em Paraty, com ritmos africanos e afro-brasileiros. Além dos espaços da Casa da Cultura, no sábado (dia 28/7), no Auditório da Praça, o sarau “Inculta e Bela” faz um passeio afetivo pelo nosso idioma, com uma seleção atemporal de autores de língua portuguesa, que homenageia também os 20 anos do Prêmio Nobel concedido ao escritor português José Saramago.

A participação do Museu da Língua Portuguesa na Flip é uma parceria da Fundação Roberto Marinho, Governo do Estado de São Paulo e Ministério das Relações Exteriores, com patrocínio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Clique aqui para conferir a lista de restaurantes participantes do Menu Museu da Língua Portuguesa na FLIP.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________