• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Mutirão odontológico em Ilhabela encerra neste sábado

Ainda dá tempo de participar. Ao todo, a ação deve atender aproximadamente 168 pessoas.

Foto: Divulgação/PMI

Ainda está em tempo de garantir um confiante e bonito sorriso, já que o “Mutirão Odontológico”, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a “Odonto Truck”, do Instituto de Apoio as Políticas Públicas (IAPP), segue em atendimento até sábado (28).

Desde quarta-feira (25), os equipamentos e a equipe da “Odonto Truck”, estão disponíveis para a população no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas Júnior, na Barra Velha. Os atendimentos começam sempre a partir das 8h, com a distribuição das senhas, que ao final do dia somam 42. “O espaço está maravilhoso e equipado, os procedimentos são realizados por três excelentes profissionais em um ambiente limpo e higienizado e com todos os equipamentos e materiais necessários aos procedimentos oferecidos”, destacou a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, que esteve presente no primeiro dia do mutirão.

São três dentistas prestando os serviços de atendimento clínico geral odontológico, atendimento em pediatria, restauração, extração e limpeza. “Nossa rede conta com grandes profissionais na área odontológica, disponíveis para toda a nossa população. Este mutirão visa atender aquele munícipe que por algum motivo, não consegue marcar a sua consulta no posto de saúde do bairro”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A chamada demanda espontânea será atendida até sábado (28). “O horário de atendimento do mutirão é das 8h às 17h30, inclusive no sábado. Os dentistas recomendam uma consulta preventiva da saúde bucal a cada seis meses. Caso algum munícipe do arquipélago tenha alguma emergência dentária, em finais de semana e feriados, implantamos em 2017, na rede municipal o ‘Plantão Odontológico’, na UBS do Perequê”, orientou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

De plantão

O serviço do programa funciona em regime de plantão à distância 24 horas. Durante o dia, o profissional permanece na unidade e no período noturno é acionado pelo vigia, caso tenha algum paciente.

Os pacientes que necessitarem do serviço devem se dirigir a UBS do Perequê ou ligar para o telefone (12) 3896-2008 e falar com o vigia, que acionará o profissional da escala para que a emergência seja atendida.

Ilhabela conta hoje com 12 equipes de saúde bucal com dentistas e auxiliares trabalhando 40 horas semanais; cinco dentistas trabalhando 20 horas semanais (um deles na comunidade tradicional do Bonete); e mais quatro agentes de saúde bucal responsáveis pelos trabalhos de escovação supervisionada nas 6.137 crianças do município. “O trabalho nas escolas se transformou em um artigo científico publicado, foi premiado em abril no congresso do 32º CONASEMS em Rio Claro. No dia 25 de julho, vamos apresentar este trabalho na cidade de Belém, na Mostra Nacional de Experiências Exitosas no SUS, durante o 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais, em Belém do Pará (PA)”, salientou Henrique Cavalli Torres, coordenador de Saúde Bucal do município e um dos idealizadores do programa.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________