• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela participa do Fórum Debates e Ideias em São José dos Campos

Evento promovido pela Jovem Pan e Portal Meon teve como tema a “Fake News”.

Foto: Divulgação/PMI

As notícias falsas, a viralização de conteúdo em compartilhamentos sem a checagem das informações, esses e outros assuntos correlatos são discutidos em diversos Fóruns, Simpósios ou Congressos de Comunicação na era digital. Por isso a Prefeitura de Ilhabela participou na sexta-feira (10), no Teatro Sesi de São José dos Campos, do Fórum Debates e Ideias “Fake News”.

O evento promovido pela rádio Jovem Pan e Portal Meon, reuniu representantes de Prefeituras, jornalistas, empresas de comunicação e convidados da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, participou do evento com parte de sua equipe de Comunicação. “Esse é um tema importante, que vem sendo discutido por toda a sociedade, veículos de comunicação e pelas instituições públicas. Sofri com esse mal durante a campanha política de 2016 e venho sofrendo ainda hoje, com mensagens e textos mentirosos, disseminados pelas redes sociais. As notícias falsas, prejudicam nossa cidade e as pessoas com esse tipo de ataque. Por isso, peço a todos que apurem a informação em veículos de credibilidade, em órgãos oficiais e que tenham compromisso com a verdade”, declarou.

Entre os profissionais convidados para debater o impacto das Fake News estavam Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta; Fábio Gallo, diretor de operações da Abril Mídia; e Maria C. Furtado, diretora executiva da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas).

O modo e a forma como a sociedade se comunica nos dias de hoje mudou. A internet e as redes sociais, tornaram ágeis a chegada das notícias aos mais diversos públicos, mas trouxeram também, os geradores e os compartilhadores de conteúdos falsos e danosos a empresas e civis comuns. A preocupação com as mentiras ou boatos, lançados no ciberespaço, têm gerado uma série de discussões, regras. “A liberdade de expressão não deve ferir a integridade de ninguém e trabalhamos muito em nossa gestão, para oferecer subsídios e recursos para que todos, imprensa e população, tenham acesso à informação de forma ágil e transparente” disse Tenório.

As “Fake News” surgem de diversas formas, tais como: fotos, vídeos ou textos. A pessoa que produz ou compartilha, pode responder criminalmente por essas ações. Fique atento:

– A fonte é confiável?

– Outras fontes confiáveis também publicaram?

– Algum outro site publicou?

– Se for verdade outras fontes confiáveis vão publicar também. Aguarde!

– A data da publicação é recente?

– A notícia parece absurda?

– É um site de humor ou notícias falsas?

– A notícia pode ser verdadeira, mas é antiga. (Pode estar fora do contexto atual)

– Se tiver dúvida, não compartilhe!

– A notícia pode ser falsa, cuidado!

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________