• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Educação Inclusiva lança cartilha sobre desenvolvimento infantil e capacita ADIs e AAEs na Semana de

A cartilha surgiu em decorrência do Projeto Bebê-a-Bá, uma parceria entre o setor de Educação Inclusiva e o Programa Primeiríssima Infância, que visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes.

Duas agentes de desenvolvimento infantil (ADIs) passeiam com oito bebês em um carrinho de madeira pelo pátio da unidade escolar - Foto: Divulgação/PMC

Entre os dias 20 e 24 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Inclusiva promove a Semana de Prevenção às Deficiências.

Várias ações serão desenvolvidas ao longo do evento pelas Unidades Escolares, entre elas, uma capacitação voltada aos agentes de apoio escolar (AAEs) e agentes de desenvolvimento infantil (ADIs) e também o lançamento da Cartilha do Desenvolvimento Infantil.

A cartilha surgiu em decorrência do Projeto Bebê-a-Bá, uma parceria entre o setor de Educação Inclusiva e o Programa Primeiríssima Infância, que visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes. Desta forma, acompanhar possíveis atrasos no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, como por exemplo: rejeição ao peito ou mamadeira, apatia, dificuldade em manter atenção compartilhada com o adulto, não reagir à estímulos sonoros, manter controle e coordenação motora, entre outros.

“A estimulação precoce é extremamente importante para o bebê, sendo determinante na aquisição de habilidades que ele vai levar para a vida toda. Segurança, afeto, lazer e regras são pré-requisitos fundamentais nesta relação da criança com os educadores, professores e principalmente a família, pois representam referências no seu desenvolvimento”, explicou Adriana Coelho, diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino.

Por meio da cartilha, ADIs e AAes serão orientados a prestar uma melhor contribuição à rotina dos pequenos. A formação será ministrada pela fonoaudióloga Bárbara Tavares Daniel; pela terapeuta ocupacional, Mariah Hartog Bricks; e pelas psicólogas, Nara Fernanda Tolomelli e Tolomelli e Sílvia Helena Fernandes da Silva, articuladora do Programa Primeiríssima Infância no município.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

[ Últimas Notícias ]________________________