• Da Redação

Pratos, copos e talheres descartáveis feitos à base de farelo de trigo já estão disponíveis em Portu

Na guerra contra o uso de descartáveis de plástico, bons projetos têm sido criados. Entre as várias e interessantes alternativas disponíveis, os utensílios à base de farelo de trigo estão entre as melhores: todos são descartáveis e biodegradáveis e alguns, como os pratos, são comestíveis.

Utensílios à base de farelo de trigo da Biotrem - Foto: Divulgação

Os utensílios descartáveis têm uma base biológica feita a partir de farelo de trigo e foram desenvolvidos pela empresa polonesa Biotrem. Segundo Jezzy Wysocki, inventor da tecnologia e presidente da empresa, a ideia de utilizar o farelo de trigo para produzir os utensílios descartáveis surgiu no início dos anos 2000 quando procurava novos usos para o subproduto da moagem de grãos, além do uso em ração para animais.

Desde o início do século 20, a família de Jezzy administrava um pequeno negócio de moagem de grãos de trigo e não conseguia mais competir com as grandes usinas. Jezzy resolveu apostar então, todas as suas fichas no novo empreendimento.

A Biotrem já investiu U$ 5 mi na pesquisa e desenvolvimento dos produtos ecológicos.

Os utensílios podem ser usados tanto para pratos frios quanto quentes - Foto: Divulgação

Os utensílios, totalmente biodegradáveis, são fabricados a partir do farelo de trigo comprimido e podem ser utilizados para pratos de qualquer temperatura, frios ou quentes. O sistema de fabricação é totalmente automatizado e cada unidade leva cerca de 2 minutos e meio para ficar pronta. Uma tonelada de farelo de trigo pode ser transformada em até 10 mil pratos, tigelas e talheres.

Segundo a empresa, a matéria-prima é totalmente livre de transgênicos e de alta qualidade. Para se produzir os pratos são necessários apenas o farelo de trigo e água, prensados a alta temperatura. O que os torna comestíveis.

Pratos da Biotrem são comestíveis - Foto: Divulgação

Já para a fabricação dos talheres, o farelo de trigo é misturado a um bioplástico, o que inviabiliza a sua ingestão. Mesmo assim, eles são totalmente biodegradáveis.

Todos os utensílios se decompõem em cerca de 30 dias. Para comparação, pratos descartáveis de plástico comum levam mais de 500 anos para se decompor na natureza.

Os pratos estão disponíveis em diâmetros de 20, 24 e 28 cm. E, além de Portugal, podem ser encontrados na Itália, Reino Unido, Noruega, França e também nos Estados Unidos. Em Portugal, os produtos da Biotrem são distribuídos pela Soditud e podem ser adquiridos pela internet https://www.soditud.pt/.

Os utensílios à base de farelo de trigo só perdem para os de plástico quando o assunto é preço. Artur Bednarz, responsável pelo marketing da Biotrem afirma que os preços irão diminuir à medida que a produção aumentar. O que não deve demorar muito para acontecer.

Segundo ele, grandes atacadistas da República Tcheca e da Eslováquia têm encomendado os produtos em quantidades realmente grandes. Eles têm sido utilizados em lanchonetes, restaurantes e eventos com pegada ecológica.

A matéria-prima não é transgênica e possui alta qualidade, segundo o fabricante - Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, os produtos também têm feito muito sucesso. Segundo Roberto Cavallini, gerente de Marketing da Veri Food, que distribui os produtos da empresa nos EUA, tudo o que a Biotrem produz está vendendo muito bem.

Agora é esperar que essa alternativa chegue em breve ao Brasil.

Além de bonitos e práticos, são também sustentáveis - Foto: Divulgação

[ Charge ]_______________________________