• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Workshop em Caraguatatuba capacita profissionais da Educação Inclusiva

Voltado para a capacitação dos profissionais da educação inclusiva, a ideia surgiu após perceberem as dificuldades dos professores de entenderem os aspectos neuropsicológicos da criança.

#PraCegoVer: Profissionais da educação inclusiva assistindo palestra em uma sala. - Foto: Divulgação/PMC

O Workshop “A neurociência reescrevendo a Educação” foi realizado hoje (31/08) pela Prefeitura de Caraguatatuba, na Secretária de Educação. Voltado para a capacitação dos profissionais da educação inclusiva, a ideia surgiu após perceberem as dificuldades dos professores de entenderem os aspectos neuropsicológicos da criança.

A palestra foi ministrada pela neuropsicóloga, Maria Cristina e pela psicopedagoga especializada em neuropsicologia, Carla Rodrigues. Teve a presença de profissionais do atendimento educacional especializado e especialistas (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais).

O Workshop iniciou no período da manhã com o diálogo entre neurociência e educação, com o objetivo de trazer uma visão geral de como funciona o cérebro e acontece o processo de aprendizagem. Após o café, apresentaram os transtornos no neurodesenvolvimento mostrando como reconhecer os transtornos mais comuns em sala de aula. Durante a tarde, os profissionais puderam conhecer as funções executivas cerebrais que são importantes para a aprendizagem. Por fim, teve uma oficina que capacitava os professores para um olhar mais sensível e encaminhamentos de crianças com problemas de aprendizagem.

A professora da EMEF Alaor Xavier Junqueira, Luciene Batista, considerou o assunto pertinente e pôde sanar suas dúvidas para enfrentar os desafios na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Estagiária da Secretária de Educação, Flávia do Prado, disse que foi tudo novo: “Está abrindo minha mente. Foi bem aprofundada a explicação das palestras deram vários exemplos do cotidiano.” Enquanto isso a psicóloga e pedagoga, Daniela de Lima afirma que esse é um momento super importante para a atualização e capacitação, visto que trabalham com o desafio diário de avaliações refrente a aprendizagem.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.