• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeito de Ilhabela anuncia implantação de mais uma unidade de saúde no Itaquanduba

Anúncio foi feito durante a entrega do Núcleo de Apoio Socioassistencial. O novo posto de saúde constará no orçamento do próximo ano, a ser enviado e aprovado esse ano pela Câmara.

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou a implantação de mais uma Unidade Básica de Saúde no Itaquanduba. A informação foi passada à população durante a entrega o Núcleo de Apoio Socioassistencial “Emanuel David Santos Cruz”, evento realizado nesta terça-feira (18), e que integra uma série de obras da programação em comemoração pelos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela.

Durante a solenidade de entrega do novo espaço da Prefeitura, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, o prefeito trouxe a nova informação à população da região, lembrando que a devolução do prédio, onde já funcionou uma creche, é uma vitória. O novo posto de saúde constará no orçamento do próximo ano, a ser enviado e aprovado esse ano pela Câmara.

O prefeito também relacionou diversos investimentos já feitos no local, como: entrega da obra da escola Ana Márcia de Jesus; pavimentação asfáltica de diversas ruas do Itaquanduba e Itaguaçu; revitalização de passagem de águas pluviais nos bairros; e lembrou que o núcleo do Morro dos Mineiros é um dos 15 que fazem parte do maior plano de Regularização Fundiária e Habitacional da cidade.

A vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, moradora do bairro, estava muito emocionada. Ela explicou que agora a comunidade está recebendo as benfeitorias que no passado não foram realizadas, segundo ela por questões políticas. “Reivindicávamos, mas não éramos atendidos”.

O Núcleo está instalado na rua Olímpio José dos Santos, 350, e será coordenado pela Proteção Social Básica, que atua na prevenção de situações de risco e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos diversos ciclos de vida, por meio da realização de atividades que desenvolvam potencialidades e aquisições.

O espaço é destinado à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A porta de entrada para a coordenação de Proteção Social Básica são os Centros de Referência de Assistência Social, unidades que ofertam o acesso aos beneficiários à serviços, programas e projetos e onde as famílias são acompanhadas pelo Paif – Proteção e Atendimento Integral à Família, de forma particularizada ou coletiva.

No Cras, as famílias podem ser encaminhadas para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Socioassistencial, que buscam garantir a oferta de espaços de convivência e socialização para famílias e indivíduos.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Coordenação de Proteção Social Básica são realizados em grupos e organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Dessa forma, o Núcleo de Apoio Socioassistencial é mais um equipamento que compõe a rede socioassistencial do município.

Segundo a pasta responsável, o Núcleo é um espaço destinado às ofertas de serviços que proporcionam a participação dos munícipes na vida comunitária, prevenindo situações de risco social.

O Núcleo de Apoio Socioassistencial funcionará como elo entre a população e os serviços assistenciais do município, além de espaços de convivência, biblioteca, salas de artesanato e cinema.

[ Charge ]_______________________________