• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Secretaria de Educação de Ilhabela adquire novos veículos

A frota ganha mais 10 veículos: três micro-ônibus para transporte dos alunos, uma van, um furgão, um multi utilitário, uma moto, dois veículos hatch e uma caminhonete.

Foto: Divulgação/PMI

Depois de crescer nos índices do IDEB e IOEB, a Prefeitura de Ilhabela continua apresentando investimentos na Educação, ao adquirir dez novos veículos, que em breve, irão compor a frota da pasta: três micro-ônibus para transporte dos alunos, uma van, um furgão, um multi utilitário (com sete lugares), uma moto, dois veículos hatch e uma caminhonete (que atenderá principalmente o trajeto entre a área urbana e a região da Baía de Castelhanos).

Os veículos irão ampliar o atendimento operacional, atendendo as necessidades da pasta e beneficiar mais estudantes que dependem do transporte para chegar à escola. “Temos uma grande responsabilidade, a de conduzir com segurança os nossos alunos e facilitar o acesso deles em nossas unidades, e para isso, a frota precisa ser renovada, ampliada e ter a manutenção preventiva em dia”, disse a secretária da pasta, Yeda Lopes.

Cada um dos micro-ônibus novos tem capacidade para transportar 44 alunos. O município transporta hoje 1.862 estudantes matriculados no Ensino Infantil (fase I e II), no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), nos Polos de Educação Integrada (Barra Velha e Itaguaçu), e os que fazem atividades no Espaço Cultural Pés no Chão, exclusivamente na frota da Educação. “Só nos ônibus investimos um total de R$780 mil. A soma dos 10 veículos ultrapassa a quantia de R$ 1,5 milhão. Todos os setores da Educação estão recebendo atenção e formação, pois queremos garantir a qualidade nos serviços que prestamos à nossa população”, declarou o prefeito Márcio Tenório, que conferiu o ônibus escolar com tração, entregue em 2017, responsável pelo transporte dos alunos na região Norte: Jabaquara e Pacuíba, em estrada de terra.

O município também oferece o transporte para 689 alunos do Fundamental II, EJA (Fundamental I e II), e para as crianças que passam por acompanhamento no Capi, via bilhete eletrônico estudantil da Fênix. O transporte universitário é 100% custeado pela Administração, beneficiando 170 estudantes do ensino superior.

Os 528 alunos matriculados nas unidades escolares estaduais (EJA, Etec e ensino médio), recebem o auxílio do Estado via bilhete eletrônico da Fênix; as cargas mensais são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela.

IDEB e IOEB

Educação universalizada e de qualidade é a meta da Prefeitura. Prova disso é a elevação do índice IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I (5º ano), divulgado pelo Governo do Estado, no início do mês, onde o município saiu da nota de 5.9 (2.015) e saltou para 6.5 (2.017).

Ilhabela também saltou, em 2017, para a posição 443 do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira); cresceu no ranking nacional, em que ocupava apenas a posição 1357, em 2015, uma evolução de 914 posições.

Em 2015 o índice geral foi de 4,8 e em 2017 subiu para 5,1, uma melhora de 0,3. Ilhabela está acima da média nacional, de 4,7. O IOEB varia de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais. Esses resultados serão analisados pela equipe técnica de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação.

[ Charge ]_______________________________