• Da Redação

Acumuladores de animais, um assunto que precisa ser discutido

Mais vale 1 animal bem cuidado do que 10 ou 20 sem cuidados. Acumular animais é um transtorno psicológico parecido com acumular lixo. Pessoas que sofrem desse transtorno precisam de tratamento e os animais de socorro antes que seja tarde demais.

Acumuladores de animais não trazem nenhum benefício para os animais e muito menos para a sociedade - Foto: Divulgação

A pessoa não tem controle. No começo, ela escolhe adotar ou resgatar um animal das ruas. Depois, pensa melhor e adota mais um para fazer companhia para o primeiro. De repente, um belo dia, um animal cruza o caminho dela e ela decide levar o terceiro para casa. Aí vem o quarto, porque ondem comem 3 comem 4. E depois o quinto, o sexto, o sétimo e a pessoa já não tem mais controle nem sobre seus atos e nem sobre sua mente.

Muitas dessas pessoas, chamadas de acumuladores de animais, resgatam sem parar cães e gatos das ruas. Eles são colocados primeiro no quintal e, os que chegam antes, até conseguem ter uma melhora na situação comparada com a vida que tinham nas ruas. Mas essa melhora logo deixa de existir.

Aos poucos, a casa toda vai sendo tomada pelos animais que vivem sem cuidados e em condições de higiene e saúde extremamente precárias. Isso porque o acumulador de animais tem uma noção distorcida da realidade e não consegue enxergar o estado deplorável que os animais se encontram. Apesar de entender que os animais são seres vivos, a pessoa os enxerga apenas como objetos. Chega no ponto que o acumulador de animais deixa de comer para dar o que tem para os animais. Mas, quando chega nesse ponto, isso já não é mais suficiente.

Pessoas que acumulam animais, a grande maioria sem cuidados básicos e em condições precárias de higiene sofrem de um transtorno psicológico. Esse tipo de transtorno é conhecido como Síndrome de Noé. E essas pessoas precisam de tratamento.

Sem falar que os animais precisam ser retirados dessa pessoa o quanto antes para poderem ter a chance de serem realmente bem cuidados e sobreviverem.

Se você conhece alguém assim, denuncie para a Vigilância Sanitária.

Acumuladores de animais não trazem nenhum benefício para os animais e muito menos para a sociedade. Sem falar que, além de animais, uma grande parcela dessas pessoas também acumula lixo, trazendo mau cheiro e doenças para as casas ao redor de onde vivem.

Onde comem 3, não comem 4

Porque esses 3 (ou 2 ou 1) não precisam só de comida e água. Eles precisam de cuidados. E dentre esses cuidados, o básico do dia a dia para que eles sobrevivam com decência e boa saúde inclui: ração de boa qualidade (no mínimo premium e sem corante), cuidados de um médico veterinário quando necessário, medicamentos contra pulgas e carrapatos todo mês, vermífugos 3 vezes ao ano, banhos a cada 15 dias, dois tipos de vacinas (no mínimo a V10 e a antirrábica) todo ano e castração para não procriarem e aumentarem o problema dos animais abandonados. E quando são filhotes, além de todos esses cuidados, só de vacina serão 3 doses da V10 e uma da antirrábica na primeira vacinação da vida deles. Tudo isso é o mínimo que eles precisam. Então, pela matemática, onde comem 3, definitivamente não comem 4. A menos que você realmente tenha condições financeiras para isso e queira gastar com eles. E a gente nem começou a falar sobre os acessórios: cama, brinquedos, roupas, cobertas, etc

É lógico que estamos falando de pessoas que sofrem de um transtorno psicológico.

Se você tem condições de cuidar bem, e muito bem, de 10 ou 20 animais, ótimo! Desde que as leis municipais da cidade que você more permitam, você pode ter quantos quiser e puder.

Mas, mesmo nesses casos, é sempre bom procurar a Vigilância Sanitária da cidade em que você vive e se informar sobre as leis que regem a criação de vários animais na mesma casa. A maioria das cidades impõe limites ao número de animais de cada espécie convivendo numa mesma casa.

No caso dos acumuladores, não se omita. Se você conhece alguém assim, denuncie na Vigilância Sanitária o quanto antes. Essa pessoa e os animais precisam de tratamento urgente!

Animais de acumuladores vivem em condições precárias de saúde e higiene - Foto: Divulgação

[ Charge ]_______________________________