• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Escolas Municipais de Ilhabela participam de passeio ciclístico no Dia Mundial sem Carro

Alunos das escolas Prefeito Eurípides da Silva Ferreira e José Antonio Verzegnassi participam da ação.

Foto: Divulgação/PMI

Pedalar e caminhar faz bem à saúde e ao meio ambiente, por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, realiza neste sábado (22), às 9h, os passeios ciclísticos da E.M. José Antônio Verzegnassi, do bairro da Água Branca e da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, da Barra Velha.

As duas ações acontecem em atenção ao “Dia Mundial sem Carro”. “Temos belas paisagens, um ambiente convidativo a uma caminhada ou pedalada à beira mar. Preservar o meio ambiente é um dever de todos nós. Fico muito feliz em ver as secretarias, envolvendo nossas crianças e as conscientizando sobre a responsabilidade de cada um em prol de um município mais sustentável, atento à preservação ambiental e mobilidade urbana”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O passeio da E.M. José Antonio Verzegnassi, tem saída prevista para as 9h, em frente à unidade. Os ciclistas seguirão até o bairro do Perequê e retornar para o bairro de origem.

Já o circuito da E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira tem concentração marcada para as 8h30, e seguirá para a região de embarque da balsa, onde será ministrada uma palestra organizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

Para os interessados em participar dos passeios, basta pegarem a sua bike, os equipamentos de segurança e claro, uma garrafinha de água para se hidratar.

Dia Mundial sem Carro

Comemorado neste sábado, dia 22 de setembro, o “Dia Mundial sem Carro” é uma data internacional, que tem objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor a redução da dependência dos carros e motos para a locomoção. No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do “Dia Mundial sem Carro” em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

O principal objetivo do “Dia Mundial sem Carro”, como o seu próprio nome indica, é estabelecer um dia em que as pessoas apenas utilizem os seus automóveis em caso de real necessidade, procurando o uso de transportes de massa ou de bicicletas. A depender do caso, vale também ir a pé, quando as distâncias são menores. Com isso, espera-se que as pessoas emitam menos poluentes oriundos dos meios de transporte.

[ Charge ]_______________________________