• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Palestra sobre a importância de vegetações nas encostas de nascentes e plantio de mudas encerram pri

Ao final da palestra os alunos ajudaram a plantar uma muda de aroeira em frente ao Observatório Ambiental.

Foto: Divulgação/PMSS

Para encerrar a primeira Semana da Árvore, instituída esse ano no município em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no Brasil no dia 21 de setembro, o biólogo e educador do Instituto Verdescola Fernando Lemes ministrou durante a tarde uma palestra sobre a importância de vegetações nas encostas de rios e mares para alunos da Escola Topolândia, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Verdescola. Ao final da palestra os alunos ajudaram a plantar uma muda de aroeira em frente ao Observatório Ambiental.

Fernando aproveitou o Dia da Árvore para falar sobre a importância das matas ciliares – vegetações nas encostas de nascentes – para o ecossistema. “Achei interessante falar sobre isso porque nossa cidade tem muitos corpos d’água e a gente sabe a importância que a água tem para o ecossistema e nossa sobrevivência. Precisamos sempre falar e conscientizar as crianças de que temos o dever de preservar as fontes de água, as nascentes, os rios, os córregos, pois se não estaremos prejudicando a nós mesmos”, comentou.

Para o professor de geografia da Escola Topolândia, Amadeu Matos, os trabalhos de educação ambiental fora da escola são muito ricos para os alunos. “Trabalhamos a questão ambiental com muito carinho dentro da escola, mas quando temos esses encontros fora do ambiente escolar, se torna mais importante, porque os alunos veem mais significado naquilo que eles aprenderam na escola, pois veem na prática com pessoas que trabalham no meio ambiente”, disse.

A Katthellen Ferreira, do 7º ano, entendeu que não se pode desmatar ou poluir o meio ambiente. “Se a gente faz isso, estamos prejudicando a nós mesmos porque dependemos das árvores, da água, de todo meio ambiente”, contou.

Crianças das escolas infantis Emília Pinder Peteleco, Cantinho do Saber e da Tia Marisa, assistiram a um vídeo de educação ambiental, plantaram mudas e fizeram um piquenique no Observatório.

Durante a manhã, o cuidador do Viveiro Municipal, Luís Rodrigues dos Santos, o Luisão, contou um pouco sobre sua vivência no viveiro, plantas, animais e artesanatos criados com madeira para alunos da rede municipal e da APAE. Os alunos também realizaram plantios de mudas de cabeludinha e pitanga.

Na Costa Norte, o projeto Garoça recebeu o Clube dos Desbravadores para realizarem jogral, poemas e atividades de conscientização ambiental.

Semana da Árvore

Durante cinco dias a Secretaria de Meio Ambiente realizou plantios de 17 mudas como araçá, pitanga, e cabeludinha próximo ao Observatório Ambiental, onde aconteceram as palestras. Ao final de cada palestra, os participantes realizaram os plantios. Também foram realizados aproximadamente mil plantios de mudas em diversos bairros da Costa Norte a Costa Sul da cidade. As mudas são nativas e frutíferas provenientes do Viveiro Municipal.

Segundo o idealizador da Semana da Árvore, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Porfírio, a ideia é sensibilizar a população, principalmente as crianças. “Estamos dentro do maior corredor ecológico do Litoral Norte, com diversos desastres e queimadas acontecendo, precisamos conscientizar ainda mais as pessoas sobre como é essencial preservarmos nossa mata atlântica viva. O Dia da Árvore foi o ponto chave para desenvolvermos esse trabalho de conscientização e tratarmos de diversas questões ambientais. Os colaborares da Secretaria estão de parabéns, pois depois de um mês de planejamento conseguimos realizar esta grande ação”, comentou.

O evento é uma realização da Prefeitura, em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação e as Divisões Socioambiental e de Pesca e Abastecimento da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as ONGs Projeto Garoçá, Projeto Viração, Desbravadores, Instituição Conservação Costeira (ICC), Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião e Instituto Verdescola.

[ Charge ]_______________________________