• G1 Vale do Paraíba e Região

Defesa Civil e Marinha emitem alertas de chuva forte e vento no litoral norte de SP

A Defesa Civil pede atenção nas áreas consideradas de risco para enchentes e deslizamentos. Marinha aponta possibilidade de vento de até 60 km/h e ondas de 3 metros.

Defesa Civil está em alerta em São Sebastião — Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

A chegada de uma nova frente fria vai trazer chuva à região a partir desta terça-feira (12), preveem os meteorologistas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a frente chega pelo litoral norte, onde a chuva deve ser intensa nos próximos dias. Por isso, a Defesa Civil e a Marinha emitiram alertas de precipitação, vento e mar agitado para pedir atenção nas áreas consideradas de risco. A expectativa é de acumulados acima dos 100 milímetros.

De acordo com o Cptec, a mudança no tempo é resultado da atuação de uma zona de convergência entre o litoral norte e o sul de Minas Gerais. A movimentação deixa a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul e favorece a formação de tempestades.

No comunicado, a Defesa Civil alerta sobre os temporais, principalmente nos riscos para as cidades do litoral norte. Segundo o órgão, a expectativa é de acumulado de 100 milímetros entre esta terça-feira (12) e quarta-feira (13) em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

A Marinha alertou que os ventos a partir desta noite podem atingir 60 km/h, com rajadas. O alerta tem validade até a manhã de quinta (14 ). Os ventos pode, provocar ondas de até 3 metros.

Últimas semanas

O litoral vem sofrendo com as fortes chuvas. Nas últimas semanas, também durante a passagem de uma frente fria, São Sebastião e Ubatuba tiveram desalojados por causa do volume de chuva. O acumulado de 100 milímetros, por exemplo, chegou a interditar a rodovia dos Tamoios por causa do risco de queda de barreira.

No alerta publicado em sua página na internet e nas redes sociais, o órgão faz o alerta para possibilidades de elevação dos níveis de rios e deslizamentos de terra. Pede ainda que moradores de áreas de risco fiquem em alerta.

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.