top of page
  • G1 Sul do Rio e Costa Verde

Prefeito de Angra se reúne com Defesa Civil para definir medidas de prevenção em caso de temporal

Encontro também busca explicar a previsão do tempo para os próximos dias. Defesa Civil continua monitorando as chuvas na cidade. Agora há pouco foi enviado um SMS de evacuação para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao grande volume de chuva.

Ruas do Parque Mambucaba ficaram alagadas após chuva forte — Foto: Divulgação/Rede Social

O Prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, se reuniu na manhã desta quarta-feira (13) com a Defesa Civil do município. Segundo o prefeito, a reunião, que acontece na sede da Defesa Civil, tem como objetivo definir uma logística de trabalho dos agentes, caso a situação fique mais grave.

O encontro também busca explicar a previsão do tempo para os próximos dias. O prefeito ressaltou que eles têm que trabalhar com o pior cenário possível, mas que "não significa que o cenário é esse no momento e nem nas próximas horas".

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, registra risco de deslizamento por causa do solo encharcado. A madrugada não registrou alto índice de volume de chuva e começou a chover forte no fim da manhã desta quarta. Até a publicação desta reportagem, ruas do Parque Mambucaba estavam alagadas e moradores relatavam quedas de energia elétrica, após galhos de árvores caírem na fiação.

O estado ficou em alerta após a meteorologia prever um grande volume de chuva até quinta-feira (13). A precipitação é de 70 milímetros de chuva, podendo chegar a 100 mm em 24 horas. A Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando sobre a passagem da frente fria, que pode provocar ventos fortes de até 60 km/h. Os ventos podem gerar ondas de até 3 metros de altura no mar de Angra.

Defesa Civil monitora situação na cidade

Por volta das 13h15, a Defesa Civil do município emitiu um alerta de evacuação, via SMS, para os moradores do Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba. Existe o risco de deslizamento devido a saturação do solo em conjunto com a constante chuva.

Um ponto de apoio foi aberto na Escola Municipal Frei Bernardo, A previsão para as próximas horas é de chuva forte, mas a Defesa Civil segue monitorando a situação. O órgão solicita às pessoas que moram em áreas de encostas ou propensas a alagamentos que fiquem atentas aos próximos informes enviados por SMS e ao alarme das sirenes. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199. Para receber os alertas da Defesa Civil no telefone é simples. Basta enviar um SMS para o número 40199 e informar na mensagem de texto o CEP de sua residência. Ao contrário de outras cidades que decretaram ponto facultativo e cancelaram as aulas, em Angra as escolas municipais funcionam normalmente.

Paraty registrou o maior volume de chuva da região

O maior volume de chuva da região foi registrado em Paraty na Costa Verde. Nas últimas 12 horas choveu 119 mm. O maior registro foi na Vila Oratória, próximo a Trindade. A média do Centro foi de 80 mm. Algumas ruas do bairro Patitiba ficaram alagadas, mas nenhum registro de ocorrência foi feito. Até a publicação desta reportagem, a situação estava normal no município.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page