• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Pais de alunos reclamam de falta de transporte escolar em Angra dos Reis

Eles dizem que as crianças foram transferidas para unidades longe de onde moram e que não tem transporte para esses estudantes.

Pais de alunos reclamam de falta de transporte escolar em Angra dos Reis

Os pais de alunos que estudavam na creche no bairro Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, estão preocupados porque as crianças estão sofrendo com a falta de transporte escolar. Isso aconteceu depois que o convênio com a prefeitura foi interrompido, no início de 2018, e elas foram remanejadas para outros locais .

A dona de casa, Rarissa Cristina Ruffi, matriculou o filho na creche e depois recebeu a informação de que ele teria que ir para outra. A preocupação é grande, já que o menino é autista e precisa de atenção redobrada.

“Quanto mais perto de casa, facilita pra mim e pra ele. E tenho certeza que pra todas as mães. Facilitaria muito mais se tivéssemos um colégio próximo a nossa moradia”, disse.

A maioria dos pais não tem condições de arcar com os gastos do transporte para levar os filhos para estudar.

“A van hoje tá no valor de R$ 150 por mês. Aí você imagina a mãe que tem dois ou três filhos… Estamos tentando buscar pra que a gente consiga um transporte escolar da prefeitura pra atender as crianças da nossa comunidade”, comentou a mãe de um aluno, Nayara Barroso de Freitas.

Ainda existe o medo de deixar os filhos irem sozinhos a outros bairros, principalmente porque, em alguns casos, é necessário passar pela Rodovia Rio-Santos.

“Se uma mãe abandona um filho, é abandono de incapaz. E a gente soltar um filho de 5, 6 anos, dentro de um ônibus significa o que então? ”, disse outra mãe, Edineide Santos da Silva.

A Secretária de Educação, Stella Salomão, informou que as crianças não foram remanejadas e sim avançaram de série, pois são alunos do Ensino Fundamental I (1º e 2º ano de escolaridade) e não mais de creche. Em relação as crianças de 4 e 5 anos, existe um projeto de um espaço, próximo a antiga creche, para atender 270 alunos nessa faixa etária.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.