• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Secretaria de Educação de Ilhabela realiza mudanças em escola da região Norte

Diálogo entre o poder público e comunidade foi decisivo para a mudança.

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira (13), uma reunião com os pais dos alunos da E.M. Prefeito Leonardo Reale, onde foi definido, em comum acordo, a transferência dos alunos para a E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias, localizada no Saco da Capela, na região do Centro Histórico.

A reunião contou a presença de pais, funcionários e professores e foi mediada pela secretária de Educação, Yeda Lopes e pela adjunta Ana Paula dos Santos. “Trouxemos uma possível solução, que entendemos ser a melhor para todos. Procuramos alguns locais para que pudéssemos instalar a escola no mesmo bairro, mas infelizmente isso não foi possível. A proposta de deslocar as crianças para a E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias é a mais resolutiva neste momento. Agradecemos a todos a compreensão e a parceria”, salientou Yeda Lopes, que lecionou e esteve à frente da direção escolar até assumir a pasta.

A mudança visa a segurança, conforto dos alunos da unidade e a tranquilidade dos pais, já que o prédio encontra-se em obras de ampliação, reforma e algumas readequações de espaços. “Nesta reunião tivemos o cuidado de ouvir os pais e toda a comunidade. Nossa Administração é pautada pelo diálogo e, assim como os moradores da região solicitaram que o ensino fundamental II voltasse para o bairro, também estamos atendendo a transferência até a conclusão das obras”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Os pais, após ouvirem a proposta, fizeram alguns questionamentos e também sugeriram alternativas, mas prevaleceu a vontade da maioria. “A solução chegou, e mais uma vez as secretárias se prontificaram a estarem aqui, agora nossos filhos estarão em segurança, em um local que está em boas condições”, disse Ritiele dos Santos, pai de aluno e membro atuante da comunidade.

Os alunos do 1º ano do ensino fundamental I serão remanejados para a E.M. Maria Leonor Fazzini. Já as 170 crianças do 2º ao 7º ano, passarão para a escola do bairro do Saco da Capela. “Essa realmente foi a melhor opção e a que oferece mais segurança e agilidade para que os alunos não percam mais aulas”, ressaltou a professora Simone Teodoro dos Santos, que leciona há 20 anos na escola.

As secretárias sanaram as dúvidas dos pais quanto ao transporte, horários e refeições. “Não estamos transferindo apenas os alunos, a direção e toda a equipe também serão realocados na outra escola. Os alunos de 5º ao 7º terão o transporte escolar municipal e os do 6º e 7º usarão o bilhete do estudante, que será utilizado nos ônibus coletivos com a tarifa fornecida pela secretaria. Todos os alunos terão aulas em período regular das 12h30 às 17h30, e terão o almoço e o lanche da tarde”, explicou a adjunta Ana Paula dos Santos.

E.M. Prefeito Leonardo Reale

Com o termino da obra, a unidade passará a atender, além dos alunos do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), o ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano). “Serão seis novas salas de aula, dobrando o número de alunos atendidos naquela região, que hoje, após a conclusão do 5º ano, são transferidos para a E.M. Professora Mércia do Nascimento Dias, localizada no bairro do Saco da Capela”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Com a reforma, além das novas salas de aula, a biblioteca e o laboratório de informática serão desmembrados, o que possibilita a criação das salas de arte e reforço; o administrativo e o pedagógico passarão para o 2º piso.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.